Servidores participam de capacitações no 26º Fórum da Rede de Parcerias

Planejamento e Orçamento
06/03/2024 11h50

A Prefeitura de Aracaju, representada por servidores de diversas secretarias, participa do 26º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parceria - Etapa Sergipe. O evento, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público (MGI), conta com apoio da Prefeitura de Aracaju e da Federação dos Municípios Sergipanos (Fames), e tem como objetivo promover maior diálogo entre os integrantes da Rede de Parcerias, reunindo servidores públicos da esfera governamental que atuam com a temática ‘Transferências de recursos e Parcerias da União’.

O foco do encontro é fortalecer a governança, o diálogo e a gestão, além de propor melhorias no gasto público, e garantir maior efetividade das políticas públicas implementadas. O evento teve início oficialmente na quinta-feira, 7, na Universidade Tiradentes. Antecedendo o início do Fórum, diversas capacitações foram realizadas na segunda-feira, 4, e seguem até esta quarta-feira, 6. Fazem parte do ciclo de capacitações os cursos ‘Formação de Multiplicadores na Plataforma transferegov.br' e ‘Multiplicadores do gestaopublica.gov.br', ambos ministrados por técnicos do MGI, dos quais cerca de dez servidores da Prefeitura de Aracaju participam.

De acordo com a coordenadora da Rede de Parcerias em Aracaju, Ana Carla Machado, "as capacitações de formação de multiplicadores que antecedem ao Fórum são de fundamental importância para o crescimento profissional dos servidores, e para que estes possam disseminar os conhecimentos adquiridos para um maior número de usuários do sistema, visando ampliar a captação de transferências da União e fazer uma boa gestão dos recursos para entrega de políticas públicas mais efetivas para a população".

A coordenadora-geral de Capacitação da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), setor vinculado ao MGI, Lidiana Basílio, que ministrou o curso ‘Formação de Multiplicadores na plataforma transferegov.br', reforça que a capacitação visa atingir o maior número de servidores possível. "Esta é a primeira etapa de um ciclo de ensino, e todo esse pessoal sairá formado em agente multiplicador desses conhecimentos iniciais do transferegov”, disse.

Lidiana também pontua que o conteúdo apresentado se refere ao Módulo A, que vai desde a questão de atos preparatórios do cadastro do programa no sistema, como realizar o processo e como incluir uma proposição para um eventual recebimento de recurso para a execução de uma política pública.

De acordo com o líder do Projeto de Implantação do Modelo de Governança e Gestão, e responsável pelo curso ‘Multiplicadores do gestaopublica.gov.br', Esaú Mendes Sirquei, “o curso visa preparar possíveis membros de comitês de aplicação do Modelo de Governança e Gestão em cada uma das instituições representadas, fazendo com que essa equipe conheça a metodologia, o guia de aplicação do instrumento, e, também, aprenda a trabalhar, na prática, dentro do sistema", destaca.

Capacitação

Para o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Diogo Brito de Figueiredo, o curso irá auxiliar o município de Aracaju a melhorar, ainda mais, a execução dos procedimentos. “Ele nos proporcionará mais transparência, afinando o relacionamento interpessoal com os demais colaboradores, e realizando um trabalho com mais eficiência e eficácia em prol dos cidadãos", falou.

A analista ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Carla Zoaid Alves, que está participando do curso ‘Formação de Multiplicadores na Plataforma transferegov.br', destaca a importância do Fórum para o desenvolvimento das políticas públicas. "O momento é bastante proveitoso, porque nós podemos atualizar as informações voltadas à plataforma, especialmente para mim, que trabalho na Assessoria de Planejamento, pois preciso lidar diretamente com convênios, com captação de recursos. Esse curso é importante para qualificar ainda mais nossa experiência e a nossa forma de trabalhar", disse, ao destacar a possibilidade de ser agente multiplicadora.

A analista reitera ainda que os servidores presentes no Fórum são responsáveis por disseminar os conhecimentos. “Vamos poder auxiliar nossos colegas de forma mais qualificada, mais educativa e isso é transformador. Tudo isso é fundamental para que o processo seja feito com mais qualidade, resultando numa transparência e numa gestão mais eficiente", falou.  

Além dos servidores da Sema e da Fundat, também participam do curso representantes da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog); da Fazenda (Semfaz); do Turismo (Setur); da Educação (Semed); e da Comunicação (Secom).