Prefeitura reforça necessidade de idosos completarem o esquema vacinal contra covid-19

Saúde
06/03/2024 15h40

Aracaju vem apresentando, por três semanas consecutivas, um aumento de casos de síndromes gripais na capital. Monitorados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi registrado um aumento nos casos de internamento de covid-19 e, também, de influenza A; H1N1 e H3N2, em pessoas idosas e com vacina atrasada. Diante disto, a gestão municipal reforça a importância de o grupo, considerado de risco, completar o esquema vacinal.

A partir deste ano, a vacinação contra a covid-19 ficou com duas doses, mais um reforço e, a cada ano, para alguns grupos prioritários, um reforço anual. Já para os idosos acima de 60 anos e gestantes, a cada seis meses é indicado um reforço da vacina contra o novo coronavírus.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, foi observado através do monitoramento um aumento de casos entre as pessoas internadas com covid-19, onde a maioria são idosos que estão com seu esquema vacinal atrasado.

“É muito importante que os filhos, netos e os responsáveis por idosos procurem observar o cartão de vacina dessas pessoas acima de 60 anos, para orientá-los que existe um reforço de covid. E é essencial tomar este reforço, antes que chegue a sazonalidade da transmissão da gripe. Por isso, recomendamos que as pessoas continuem se vacinando como forma de prevenção e controle da doença”, destaca Taise.

Pontos de vacinação

O Ministério da Saúde também assegura que todas as vacinas disponíveis, atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes.

“O surgimento de novas sub-linhagens eleva a preocupação em se proteger. As medidas de prevenção são necessárias e o método mais eficaz para que o controle da doença seja mantido em todo o país, é por meio da vacinação. Dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 5 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses”, reforça a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

São consideradas imunocomprometidas aquelas pessoas em tratamento de câncer, pacientes em hemodiálise, imunodeficiência grave, transplantados de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocoloite ulcerativa). Todos os aracajuanos devem manter o esquema vacinal atualizado com as doses recomendadas para cada faixa etária.

Para se vacinar, basta comparecer, de segunda a sexta-feira, a uma das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), portando documento oficial com foto e cartão de vacina. Também é possível se vacinar, aos sábados, das 13h às 18h, nos três shoppings da capital, Riomar, Jardins e Parque Shopping.