Defesa Civil recebe orientações dos agentes de endemias para identificação de focos do Aedes aegypti

Defesa Civil
08/03/2024 17h15

Nesta sexta-feira, 8, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o diálogo entre equipes da Defesa Civil de Aracaju e agentes de endemias. O objetivo da ação foi o compartilhamento de informações e demonstrações voltadas à identificação de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, destaca que a equipe vem se preparando, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, para contribuir ainda mais com as ações de combate ao mosquito. Esses conhecimentos devem ser aplicados durante as vistorias realizadas pelo órgãos, de maneira a somar forças no combate ao mosquito transmissor.

"Hoje, os agentes de endemias passaram, de forma prática, a identificar os criadouros do mosquito, explicando a metodologia de trabalho em áreas internas e externas. Foi pontuado tudo o que deve ser verificado, de forma que não fique nenhuma área sem ser inspecionada e que as orientações à população sejam passadas de forma correta", informa o coordenador da Defesa Civil.

O supervisor do combate à dengue do bairro 13 de Julho, Cledivaldo Santos, ressalta que o objetivo é tornar os membros da Defesa Civil colaboradores na identificação e eliminação de focos do mosquito. "Apresentamos a nossa forma de trabalhar, aspectos técnicos, o olhar ampliado para identificação de todos os possíveis depósitos de criadouro. Também informamos como é realizada a eliminação desses focos, destacando os casos em que é necessário o uso de produtos químicos", frisou.

Além da preparação para sensibilização e ampliação da contribuição do órgão, já são aplicados recursos técnicos que proporcionam a visualização de áreas de difícil acesso. "Disponibilizamos imagens de drone para melhor identificação de situações de risco", complementou Robson Rabelo.