Patrulha Maria da Penha prende 17° suspeito por quebra de medida protetiva

Guarda Municipal
11/03/2024 16h50

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), por meio da Patrulha Maria da Penha (PMP), realizou na manhã desta segunda-feira, 11, a prisão em flagrante de um homem acusado de quebrar a medida protetiva contra a cunhada.

Logo nas primeiras horas do dia, os guardas municipais que compõem a PMP foram acionados pela assistida, informando que o cunhado estava na porta de acesso do local de trabalho dela, configurando a quebra da medida protetiva que previa um afastamento mínimo de 500 metros.

Com a chegada da guarnição ao local indicado, o suspeito foi abordado e preso, após tentar fugir. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, subinspetora 2° classe Villeane Brito, detalha a prisão e a importância do trabalho do grupamento especializado da Guarda Municipal de Aracaju.

“A prisão de hoje foi um reflexo do quanto nosso trabalho é importante na vida dessas mulheres. Mais um agressor quebrou a medida protetiva e a mulher nos acionou, de pronto e com agilidade chegamos até onde ela estava, em seu local de trabalho. Nosso maior objetivo é continuar fazendo tudo o que pudermos para continuar com a taxa de zero feminicídio entre as mulheres que são assistidas pela PMP”, salienta Villeane.

Atuação da Patrulha Maria da Penha
Criada em 10 de maio de 2019, a Patrulha Maria da Penha atua em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e com a rede de proteção, composta por diversas secretarias e órgãos municipais, na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas.

Ao todo, 179 mulheres já passaram pelo programa de proteção. Atualmente 42 estão ativas, por onde são acompanhadas e assistidas diariamente em suas residências, ambientes de trabalho e demais locais indicados por elas. Além disso, desde a última sexta-feira, 8, elas contam com o auxílio da tecnologia, por meio do aplicativo SOS Maria da Penha, plataforma desenvolvido por uma empresa sergipana em parceria com a Coordenadoria de Inteligência Estratégica da GMA, que possibilita que a vítima mantenha contato de forma célere com a PMP e seja monitorada de forma online com auxílio de GPS, até o momento da chegada da guarnição, em casos de urgência e emergência.

Nos quatro primeiros anos de atuação, a PMP já realizou 18 flagrantes por quebra de medida protetiva, que resultaram em 17 prisões. Além da atuação operacional e de acompanhamento das assistidas, o grupamento realiza ações educativas e palestras em escolas, organizações e empresas, orientando crianças, homens e mulheres acerca do combate à violência de gênero e familiar.