Período sazonal e aumento de casos de sindromes gripais alertam para vacinação em crianças

Saúde
14/03/2024 15h50

Março é um mês em que ocorre, tradicionalmente, uma maior incidência de chuvas na capital sergipana, antecedendo a chamada quadra chuvosa (entre abril e julho). Como consequência, diante da mudança climática, o mês também marca o período de sazonalidade das doenças respiratórias agudas, com aumento do número de casos de influenza e covid-19, por exemplo.

Aracaju vem apresentando, por duas semanas consecutivas, um aumento nos atendimentos de casos de síndromes gripais, onde foram registradas, somente na última semana 1.244 atendimentos, destes, 379 crianças atendidas com idade entre 0 e 9 anos, o que equivale a 30% dos atendimentos. Diante disto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da vacinação contra a influenza e covid-19.

“Seguindo o Ministério da Saúde, antecipamos a 26ª campanha nacional de vacinação contra a influenza, que iniciou na última segunda-feira a imunização dos grupos prioritários, entre eles crianças de 6 meses a menores de 6 anos. É muito importante que a população se vacine, a  vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante.

Conforme a diretora, no ano de 2023, foram vacinadas 53,43% das crianças aracajuanas. E este ano a meta é vacinar 36.403 na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos.

Covid e dados da vacinação

De acordo com o Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos da SMS, nas últimas duas semanas foram registrados, em média, dois internamentos por covid-19, por dia, com uma taxa de positividade de 7,1%, o que representa uma queda importante de 38%, quando comparado com a semana anterior. No momento, a média é de quatro casos por dia, o que antes vinha sendo de seis por dia. A queda no número de casos reforça a importância da vacinação, também, contra a covid-19.

“Embora o número apresente uma queda de crescimento de casos, o que chama mais atenção deste monitoramento é que os pacientes que precisam de internamento por covid estão chegando com a vacina atrasada, o que colabora para esse internamento. A vacina é a ferramenta mais importante para o controle de casos, diminuição de internamentos e óbitos por causa da doença. É importante lembrar sempre da importância de completar o esquema vacinal”, explica a diretora de Vigilância em Saúde.

Em Aracaju, até o momento, 608.658 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e outras 563.990, a segunda dose. O alerta sobre a necessidade de completar o esquema vacinal permanece válido, principalmente para a população na faixa etária de 0 a 11 anos, com 76.049 vacinados com a primeira dose e 69.099 com a segunda dose.

Etiqueta respiratória


A diretora reforça ainda que, neste mesmo período do ano, a população está vivendo, também, a epidemia de dengue no Brasil como um todo. Por isso, a diretora reitera que é preciso todos estarem atentos sobre os sinais e sintomas das doenças, para que não ocorra na capital a transmissão de covid, influenza e dengue, evitando complicações e óbitos, e salienta a importância de seguir a etiqueta respiratória.

“Os hábitos de etiqueta utilizados durante o auge da pandemia de covid-19 também valem para prevenir as doenças que mais incidem nesta sazonalidade, a exemplo da proteção, com o braço, quando for tossir ou espirrar, e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. Outros cuidados que podem ser observados são manter-se bem hidratado, ter uma alimentação saudável, equilibrada. Nas pessoas mais idosas ou grávidas, se adoecerem, utilizar a proteção da máscara”, complementa a diretora