39ª Corrida Cidade de Aracaju: Emsurb intensifica limpeza no trajeto da competição

Serviços Urbanos
19/03/2024 15h43

Para garantir conforto e bem-estar ao público presente na 39ª Corrida Cidade de Aracaju, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) tem executado um vasto cronograma de atividades operacionais. Desde o início de março, a Diretoria de Operações (Dirop) intensificou a limpeza, em regime de mutirão, nos locais que recebem a competição, considerada a maior corrida de rua do Norte e do Nordeste, e que faz parte das comemorações pelo 169º aniversário da capital.

Na programação desta terça-feira, 19, equipes da empresa municipal estiveram concentradas nas tarefas de gadanhamento de folhas e outros tipos de vegetação, coleta de resíduos nas vias, roçagem mecanizada e a sinalização de meios fios com pintura de guias. Entre as áreas atendidas, estiveram pontos das avenidas José da Silva Ribeiro, Barão de Maruim, Ivo do Prado e Marechal Rondon.

Já para o dia da competição, conforme planejamento operacional, além de Aracaju, áreas do município de São Cristóvão, inseridas nos percursos de 5 km, 10 km e 24 km da prova, também recebem uma força tarefa especial. Para isso, um efetivo com 110 agentes atuará com limpeza e recolhimento de resíduos no decorrer de todo o trajeto, que para ser feito em maior agilidade, contará com a mobilização dos profissionais em grupos distintos, favorecendo, inclusive, um repasse adequado nos locais.

“Os trabalhos iniciam já às 7h30 com a limpeza durante a montagem das estruturas que serão instaladas na Praça Fausto Cardoso, local de chegada da competição. Porém, às 14h, a limpeza abrangerá áreas dos municípios de São Cristóvão e Aracaju, com percursos que passam pela Praça Getúlio Vargas, Rodovia João Bebe Água e rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, sentido avenidas Marechal Cândido Rondon, Carlos Rodrigues e Barão de Maruim, em direção à Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. Ressaltando que o repasse no circuito da corrida ocorre já a partir das 10 horas”, detalhou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Para garantir a destinação adequada de resíduos, a partir das 8h30 do sábado, 23, a empresa municipal ofertará 80 containers instalados em sistema de ilhas, em todo perímetro que compreende a praça Fausto Cardoso. Destes, 20 serão instalados na largada dos 5km, na avenida Marechal Cândido Rondon.

"A Emsurb irá disponibilizar também no local de chegada da Corrida, uma caixa estacionária de cinco metros cúbicos e ainda um caminhão compactador para auxiliar no despejo de resíduos provenientes da competição", acrescentou o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.

De acordo com o gerente, a Emsurb ofertará ainda duas equipes da Gerência de Áreas Verdes para execução de poda em avenidas que recebem a corrida. “Serão ofertadas três equipes volantes empenhadas  nas atividades de varrição e roçagem. Além do mais, quatro carros-pipas estarão à disposição da 39ª Corrida Cidade Aracaju”, frisou Lauro.

O presidente da Emsurb reiterou que as atenções da empresa municipal estarão voltadas também à fiscalização e organização dos espaços públicos, bem como o ordenamento do comércio ambulante. " A intenção é não atrapalhar o acesso dos competidores na área de chegada e premiação da corrida, por isso, contaremos com a atuação das equipes de fiscalização da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) no perímetro da Praça Fausto Cardoso", finalizou Bruno.