Defesa Civil de Aracaju participa de Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

Defesa Civil
19/03/2024 15h00

A partir desta terça-feira,19, a Defesa Civil de Aracaju participa do Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, realizado pela Escola Municipal de Administração de Maricá, no Rio de Janeiro, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil. A capacitação, que ocorre até a próxima sexta-feira, 22, é voltada aos profissionais que atuam nas áreas técnica e operacional dos órgãos de Proteção e Defesa Civil dos municípios brasileiros, e que contribuem com as ações de redução do risco de desastres geológicos.

A programação objetiva apresentar conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções que proporcionem melhorias dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta, assim como no planejamento urbano, na atuação de gestão do risco de desastres.

Nesse contexto, o conhecimento transmitido durante o curso potencializa ações de prevenção de desastres socioambientais relacionados à movimentação de massa, como deslizamentos, queda de blocos e lascas, rolamentos, entre outros.

Neste primeiro dia de atividades, houve a participação do coordenador executivo do escritório da Serviço Geológico SBG/CPRM no Rio de Janeiro, Anselmo Pedrazzi; do geólogo e pesquisador em geociências, Pedro Augusto dos Santos Pfaltzgraff; e da geóloga e pesquisadora em geociências, Maria Emília Radomski Brenny.

Para o geólogo e membro da Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins, que participa do curso, essa é uma oportunidade de integração e alinhamento dos procedimentos. "Esse curso é de grande importância para a Defesa Civil de Aracaju, porque os conhecimentos aqui adquiridos serão aplicados e serão gerados novos resultados para o município. Esse curso é ministrado por geólogos do Serviço Geológico do Brasil, da diretoria de Gestão Territorial, que tem grande experiência nesse ramo de mapeamento de áreas de risco, pois são demandados por todos os estados da federação. Teremos aqui, inclusive, aulas práticas", considerou o membro da Defesa Civil da capital.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, reforça a constante busca por aprimoramento do órgão para a prevenção contra riscos. "Ter um membro da Defesa Civil de Aracaju participando desse curso possibilita que alinhemos critérios de classificação de riscos, assim como outros procedimentos fundamentais para a otimização de ações de prevenção e mitigação", salientou.

Com informações da Prefeitura de Maricá*