39ª Corrida Cidade de Aracaju: cuidado com o corpo são indispensáveis para concluir a prova

Saúde
22/03/2024 09h00

Ter uma boa preparação e planejamento adequado, com alimentação e volume de treinos corretos, ajudam no resultado para a conclusão da 39ª Corrida Cidade de Aracaju, a maior corrida de rua do Norte-Nordeste, que acontece neste sábado, 23, realizada pela Prefeitura de Aracaju. Pensando assim, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destacam quais as principais recomendações para os corredores que participarão da competição.

As estratégias nutricionais para um bom desempenho em uma corrida, de acordo com a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto, é ter uma alimentação correta durante toda a preparação, e o ideal, independentemente do objetivo, é ter uma base saudável e equilibrada.

“A pessoa deve comer frutas e verduras, fontes de carboidratos, cereais, raízes e fontes de proteínas também são fundamentais. O que vai diferir é a frequência de treino da pessoa, o nível em que ele se encontra e a distância do percurso. Algumas pessoas necessitam também de um suplemento intra-treino para obter um resultado ainda melhor", destaca a nutricionista.

Segundo Vanessa, no dia da prova, a recomendação é manter a dieta leve e focar também na hidratação. O corredor deve consumir uma boa fonte de carboidrato, como macarrão integral, macaxeira, batata doce ou inhame, além de frango ou ovos, proteínas que darão o combustível necessário para a corrida.

“A hidratação deve ser constante, não apenas algumas horas antes da prova. O corredor pode optar por outros líquidos como a água de coco, mas minha sugestão é que eles não sejam consumidos faltando menos de 30 minutos para a largada. O pós-treino também deve ser levado em consideração e o corredor precisa ter uma refeição rica em compostos bons, a exemplo de açaí, melancia e beterraba. Esses alimentos aceleram a recuperação muscular, outra sugestão, é o café para melhorar o foco, a concentração de desempenho e a produção de energia”, enfatiza a nutricionista.

Treinamento

Para o coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Walter Igor dos Santos, a preparação do corredor, prioritariamente, deve ter passado por um planejamento específico. Antes de tudo, o mais importante e essencial é ter realizado uma avaliação médica, para saber se o corpo está preparado para esse tipo de esforço.

"Os treinos, a depender do corredor, foram alternados, entre treino de força, musculação e corrida, funcional e corrida. Com isso, muitas lesões podem ser evitadas. Nestes dias que antecedem a competição da corrida exigem maior atenção quanto ao condicionamento físico. O aquecimento e o alongamento são partes de uma boa planilha de treino, assim como o descanso. Nos dias que antecedem a prova, a intensidade dos exercícios deve ser leve e as 24 horas anteriores devem ser de descanso para recuperar a musculatura”, explica Walter.

Entre as medidas que todos os corredores devem adotar para reduzir a chance de desenvolver lesões, conforme destaca o coordenador é a escolha do tênis, que deve ser feita de forma específica para cada tipo de pé. "Tênis o mais confortável possível, de preferência um que seja um pouco mais usado e depois de toda a preparação, seja o corredor de 5km, 10km, ou 24 km", orienta.