Prefeitura reúne gestores escolares para debater sobre segurança nas escolas

Educação
21/03/2024 16h00

Visando potencializar a segurança escolar em todas as 79 instituições de ensino da rede municipal de Aracaju, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza uma série de ações a fim de garantir um ambiente escolar seguro para todos. Uma dessas iniciativas ocorreu nesta quinta-feira, 21, com uma reunião envolvendo diretores escolares e coordenadores administrativos e pedagógicos, para debater a temática e sensibilizar sobre iniciativas acerca do fortalecimento da segurança na comunidade escolar.

O encontro aconteceu no auditório Antônio Vieira de Neto, no bairro Siqueira Campos, e trouxe à tona discussão de temas relacionados à segurança, apresentados por representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Civil de Sergipe, e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Foram abordadas questões como a observação de comportamentos diferentes por parte dos alunos; bullying; sobre como manter o ambiente escolar mais seguro, e outros assuntos ligados ao tema. Participativos, os gestores das Escolas de Educação Infantil (Emei’s) e de Ensino Fundamental (Emef’s) sanaram dúvidas e compartilharam ideias provenientes das experiências com os estudantes e com as comunidades no dia a dia escolar.

Segundo o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, a Semed tem trabalhado para garantir que as escolas municipais da capital sejam sempre um ambiente saudável e seguro.

“Desde o ano de 2022, desenvolvemos um protocolo de segurança nas escolas e, anualmente, realizamos palestras, oficinas e simulações para que a comunidade escolar esteja ainda mais preparada para transformar o ambiente escolar em um local mais resiliente. O objetivo, neste dia de hoje, é mostrar como o país, o estado e o município tem trabalhado para coibir ações de violências nas unidades de ensino. Hoje, a Educação de Aracaju encontra-se em posição de destaque e em referência nos estudos sobre segurança escolar. Prova disso é que somos procurados por prefeituras de outras cidades, de outros estados, inclusive ”, pontua.

Na Emef Maria Carlota de Melo, localizada na antiga Zona de Expansão, o diretor Nivaldo Cunha conta que são realizadas, constantemente, reuniões com os pais, e atividades pedagógicas com os alunos, onde são trabalhados temas relacionados à segurança. Ele afirma ser imprescindível que a Semed oferte oportunidades como esta aos gestores escolares.

"Constantemente, realizamos reuniões de pais para conversar com as famílias e unirmos forças para combater todo tipo de violência entre os alunos. Estar aqui hoje tem uma importância significativa, por estamos conhecendo melhor alguns comportamentos e aprendendo a como agir em casos suspeitos ou que precisem da intervenção de uma rede maior de apoio. São ações contínuas que participamos e elas são fundamentais para assegurar a proteção de todos", explana o diretor.

Diálogo e atenção

Através da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) são realizadas, durante todo o ano letivo, iniciativas pontuais de promoção à paz e o combate a diferentes formas de violências.

A gestora da Coped/Semed, Analice Marinho, ressalta que o setor atua em duas frentes: na prevenção e nas urgências, quando estas ocorrem; realizando seus projetos, também, em parceria com outros órgãos, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracaju (CMDM), a GMA, a Patrulha Maria da Penha e outros.

“Trabalhamos com oficinas socioemocionais, Círculos de Construção de Paz, Educação com Família e outros. Neles, vamos até a escola realizar as ações e fazer mediações. Os familiares e alunos sentem-se acolhidos e mais seguros. Nós deixamos claro que não estamos lá contra eles, mas para ajudá-los”, evidencia Analice Marinho.

Uma das escolas da rede que a Coped tem trabalhado de forma ampla é a Emef Sérgio Francisco da Silva, localizada no bairro Lamarão. Além das ações junto a Coordenadoria, a unidade de ensino, que trabalha com alunos do 1º ano ao 9º ano, e com a Educação para Jovens e Adultos (EJA), promove projetos, diálogos e iniciativas cotidianas a favor da paz e da prevenção à violência.

A diretora  escolar, Tanielly Farias, reforça que a cultura de paz é bastante. "Ao longo dos anos temos conseguido aproximar mais as famílias as escolas, feito a mediação de alguns conflitos e realizar ações junto à Coped. Levamos palestrantes de diversos órgãos para falar de temas como bullying, violência de gênero e outros assuntos pertinentes do tipo. E esse apoio da Semed é fundamental para somarmos forças e combatermos atos de violência com atitudes, já, a partir de iniciativas do cotidiano", afirma a diretora.