Sema apresenta esquete teatral em alusão ao Dia Mundial da Água

Meio Ambiente
21/03/2024 16h27

Com olhares curiosos, alunos do 1º ao 4º ano do Colégio Santa Chiara - unidade escolar da rede particular de ensino, localizada no bairro Santa Luzia -, acompanharam atentos a esquete teatral preparada pela equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A apresentação, que ocorreu nesta quinta-feira, 21, levou aos estudantes um lembrete importante sobre os cuidados com a água e o respeito à natureza,  e em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, iniciativas como essa mostram que a educação tem sido um dos pilares da gestão ambiental do município de Aracaju. “Essa integração com os estudantes, tanto de escolas públicas municipais, como de colégios particulares, tem sido de extrema relevância para solidificar nas crianças e adolescentes a consciência ambiental em prol de uma cidade mais sustentável”, afirma o gestor.

Durante a apresentação, que durou cerca de 35 minutos, os alunos se mostraram animados e interessados em aprender, e interagiram bastante com os atores. A esquete, além de transmitir mensagens importantes, estimula a reflexão e o engajamento dos pequenos. "Gostei muito da apresentação, queria que tivesse mais vezes. Eu aprendi que a água serve para muitas coisas. Uma delas é matar a sede dos animais. A água também é importante para a vida e a natureza", disse Rodrigo Sá, aluno do 4° ano.

A esquete foi cuidadosamente elaborada para transmitir, de forma lúdica, a importância dos cuidados com a água, este elemento da natureza fundamental para a sobrevivência humana e animal. A mensagem é repassada por meio de personagens cativantes e diálogos instrutivos. "A ideia da esquete de hoje é sensibilizar as crianças a respeito do cuidado com a água, pois sabemos que ela pode impactar em vários aspectos da natureza e na nossa qualidade de vida. É sempre importante levar essas informações para a garotada, pois são disseminadores de conhecimento”, afirmou a coordenadora da Educação Ambiental, Paula Alves.

Dia Mundial da Água

A celebração do Dia Mundial da Água no Colégio Santa Chiara, por meio da esquete, destacou a importância de envolver toda a comunidade escolar nessa jornada de preservação e cuidado com o planeta. "A peça teatral passou uma mensagem linda com linguagem extremamente simples para as crianças. Sem dúvida, elas absorveram o assunto com mais facilidade. O lúdico faz com que a criança aprenda mais. Isso é fantástico. Estamos felizes com a colaboração da Sema. Queremos que os alunos se sintam agentes da mudança. A geração futura é agora", declarou o coordenador de Educação Ambiental do Colégio Santa Chiara, José Bezerra.