Março Lilás: Prefeitura realiza mais de 4 mil procedimentos em ações nos shoppings

Saúde
22/03/2024 14h40

Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerra a ação em parceria com os shoppings Riomar e Jardins, em alusão à campanha Março Lilás, mês de prevenção contra o câncer de colo do útero, com mais de 4 mil procedimentos realizados.

Durante todo o mês, foram intensificadas ações de acesso aos serviços em saúde para o público de mulheres e pessoas trans. Especificamente nos shoppings, a ação teve início no dia 11, e, com o encerramento, foram 4.512 procedimentos realizados nas duas semanas em que procedeu a ação.

“Descentralizamos alguns procedimentos e iniciamos a oferta nos shoppings, com o objetivo de beneficiar mais pessoas, aproximando e vinculando cada vez mais a população à Rede de Atenção Primária, onde a prevenção, diagnóstico e tratamento a diversas doenças são assegurados. Com este número de procedimentos realizados, temos o sinal de que a adesão foi intensa à nossa programação de conscientização e à efetiva realização dos exames de rotina”, destaca a diretora de Atenção à Saúde, Janaina Cavalcante.

Procedimentos

Foram ofertados exames preventivos durante a semana, de segunda a sexta-feira, com foco nos serviços em saúde, com 368 exames citopatológicos, 280 exames clínicos das mamas. Além de 465 testes rápidos contra HIV, 467 testes contra a sífilis, 460 testes contra hepatites B e 466 testes contra hepatite C, e ainda 705 aferições da pressão arterial e 821 consultas de enfermagem.

“Nos casos em que os profissionais verificaram a necessidade de investigação adicional, as pessoas atendidas nos shoppings foram encaminhadas para a realização de consultas especializadas. Durante as ações nos dois shoppings foram agendadas 120 mamografias", ressalta.

Acesso ao serviço nas Unidades e no Caasm

Ainda segundo Janaina, mesmo com a finalização das ações nos shoppings, as ofertas dos serviços de saúde continuam sendo disponibilizadas em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USF).

“Como o exame citopatológico que é realizado em pessoas com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Isso inclui homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer. Além de exames clínicos das mamas, dos testes rápidos e de outros exames. Os casos mais complexos, com suspeita de câncer no colo do útero, são encaminhados ao Caasm, que fica localizado no Centro de Especialidades Médicas – Cemar/Siqueira Campos, para que os pacientes façam seus tratamentos, mantendo a contra referência com a Equipe de Saúde da Família”, complementa a diretora.