Residencial Mangabeiras: Prefeitura conclui mais uma turma do curso de agente de limpeza

Assistência Social e Cidadania
22/03/2024 14h47

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, 22, a conclusão da segunda turma do curso de agente de limpeza, uma atividade realizada através do Projeto de Trabalho Social (PTS), o qual oferta cursos, oficinas e palestras para moradores do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, localizado no bairro 17 de Março.

O curso, que conta com uma carga horária de 60 horas, tem como objetivo qualificar e oportunizar moradores do residencial e de bairros vizinhos à inserção no mercado de trabalho. Foram trabalhados diversos conteúdos de forma dinâmica entre os inscritos. O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

“Estamos na segunda edição do curso de agente de limpeza, porque é um curso muito requerido e não só aqui pela comunidade, mas em todos os projetos há uma grande exigência pela comunidade desse curso, que tem uma absorção muito grande pelo mercado, além disso, os alunos que são capacitados já podem trabalhar de forma autônoma e qualificada. Tudo que é aprendido na sala de aula é algo aplicável no dia a dia, no cotidiano dessas famílias. Seja na utilização correta dos produtos químicos que são utilizados, com cuidado, segurança e no quantitativo do uso, o que traz uma economia no orçamento da família”, explicou a técnica de referência do PTS Patrícia Oliveira.

A instrutora do curso Gessyca Matos, detalha que, durante as aulas, são ministrados diversos assuntos, como uso de produtos químicos, como armazenar, quais equipamentos de segurança usar, além de técnicas de primeiros socorros.

“O curso foi ministrado desde o início com técnicas de segurança do trabalho, algo que tem sido exigido ao profissional da área pelo mercado de trabalho, para que seja um profissional de limpeza que não saiba apenas limpar, mas que ele faça a limpeza correta com segurança e organização. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita técnica na fábrica da Oriental, uma empresa localizada aqui no bairro, que fabrica produtos químicos, e lá eles viram toda a realidade que a gente aprendeu aqui durante o curso, sobre o mapeamento de risco, a estocagem e armazenamento correta dos produtos químicos. Ainda durante o curso, expliquei para eles como é que usa o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e técnicas de primeiros socorros para casos de desmaio e engasgos, porque já que a pessoa vai trabalhar com produtos químicos, pode vir acontecer”, disse.

Atualmente sem trabalhar, Iolan do Santos, que já atuou como agente de limpeza, conta que o aprendizado neste curso foi muito superior às suas experiências profissionais. “Eu fui para Salvador com uns 20 anos, mais ou menos, passei um bom tempo por lá e foi onde eu comecei a fazer limpezas de condomínios. Retornei para Aracaju, trabalhei em um grande hotel que não existe mais e garanto que o que aprendi nesses dias do curso, não aprendi em meus muitos anos de trabalho, apesar do pouco tempo, aprendi demais. Se surgir uma vaga de trabalho, vou estar preparado e também poderei passar conhecimento para os outros colegas que venham a trabalhar comigo”, afirmou.

A dona de casa Maria da Paixão da Silva Reis, agradece a oportunidade. “Hoje em dia o mercado de trabalho só chama a pessoa se tiver algum curso ou experiência registrada em carteira, então o certificado que recebi hoje é uma grande conquista. Já fiz outros cursos aqui nas mangabeiras e me sinto qualificada em diversas áreas”, afirma Maria da Paixão.