Prefeitura realiza ação educativa de fomento ao trânsito seguro no feriado prolongado

Transporte e Trânsito
27/03/2024 15h05

Frases de conscientização, auxílio na travessia de pedestres e muita criatividade fizeram parte de mais uma ação educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET). Nesta quarta-feira, 27, as equipes estiveram na avenida Otoniel Dórea, em frente ao Mercado Antônio Franco, passando mensagens sobre a importância da segurança no trânsito durante o feriado prolongado que haverá esta semana.

“Nos dias que antecedem um feriado prolongado há uma empolgação típica daqueles que se preparam para uma viagem ou para passeios na cidade. E é importante reforçar que não se pode deixar de lado as condutas apropriadas no trânsito, a exemplo do uso dos equipamentos de segurança”, ressalta a agente de trânsito e integrante da CET, Heloísa Rezende.

Excesso de velocidade

Como tradicionalmente acontece, a ação educativa da CET, da SMTT, chama a atenção pelo saudosismo das equipes, sempre empenhadas em munir a população de panfletos, orientações para o trânsito e o respeito à faixa de pedestre. “A pressa é inimiga da segurança”, por exemplo, foi uma das frases utilizadas na atividade.

“Tanto o efeito do sono no trânsito, quanto o da ingestão de bebidas alcoólicas são nocivos, quando tratamos de manutenção da vida no trânsito. Além desses vilões, temos o uso do celular ao volante, o desrespeito às sinalizações e o excesso de velocidade dos veículos que também são condutas inadequadas que podem gerar sinistros de trânsito extremamente graves. É preciso que todos que fazem parte do trânsito sejam conscientes e tenham boas práticas para termos um trânsito mais seguro”, declara Heloísa.