39ª Corrida Cidade de Aracaju: alunos e estagiário da Estação Cidadania conquistam pódio

Juventude e Esporte
27/03/2024 15h04

Três alunos de atletismo e um estagiário de Educação Física da Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno - espaço poliesportivo mantido pela Prefeitura - conquistaram pódio na 39ª Corrida Cidade de Aracaju, evento realizado no último sábado, 23, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).

Os atletas foram premiados pelo desempenho nos percursos de 5 km, categoria juvenil masculino e feminino, de 14 a 17 anos, e 24 km, categoria faixa etária masculino, de 18 a 24 anos.

Para o secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, a participação e o bom resultado dos alunos e do estagiário da Estação Cidadania, torna ainda mais especial o sucesso do evento, que levou nove mil corredores às ruas da capital.

“Foi lindo demais ver todos os corredores superando seus limites, enfrentando o desafio que é participar da Corrida Cidade de Aracaju. Dessa maneira, saber que esses jovens, que treinam e atuam na Estação diariamente, tiveram bons resultados. Saber que a prova proporcionou essa vitória, para além de cruzar a linha de chegada, mas também por subir no pódio, faz da ocasião ainda mais significativa para nós. É mais uma conquista diante do sucesso que foi o evento”, disse orgulhoso o gestor.

O diretor de Esporte e Lazer do espaço poliesportivo, Cristiano Poconé, destaca que o papel dos professores, alunos e demais profissionais da Estação contribuíram para o resultado tão positivo  dos atletas premiados.

“Nosso trabalho aqui na Estação é formar cidadãos, atletas, e fazer a transformação social por meio do esporte. Esse resultado, exemplifica o bom trabalho e a dedicação do professor, do aluno, da direção, fazendo com que eles possam alcançar os objetivos que aplicam durante os treinos, em cada aula. Que o troféu e a medalha nesse tradicional evento, de grande importância para nossa cidade, seja mais um incentivo para que eles continuem no caminho do esporte”, relata o diretor.

O estagiário da Estação Cidadania, Pedro Viana, de 21 anos, conquistou o terceiro lugar no percurso de 24 km, categoria masculino de 18 a 24 anos. Ele conta que o interesse em participar da Corrida Cidade de Aracaju surgiu em 2022, após uma primeira experiência como voluntário na organização do evento. Em 2023, ele estreou na competição como atleta.

“A Corrida Cidade de Aracaju marcou minha vida. Em 2022, eu participei da competição como staff e ali já pude perceber a emoção das pessoas ao passar pelo percurso. A minha primeira participação na competição foi ano passado [2023], e nesse um ano de preparação, entre a última prova e essa, eu consegui melhorar o meu tempo em 29 minutos”, disse.

Pedro falou sobre a sua evolução pessoal na prova e ressaltou a sensação de subir ao pódio da Corrida de Aracaju. “Foi uma felicidade incrível, porque minha meta, ano passado, era ficar entre os dez da categoria e, esse ano, entre os três. Por isso que eu gosto da corrida, porque toda meta que eu almejo eu vou lá e consigo. Foi uma melhoria muito boa”, comentou o estagiário.

Rebeca Oliveira, de 13 anos, é aluna de atletismo da Estação Cidadania há cerca de dois anos e na 39ª Corrida Cidade de Aracaju foi premiada com o segundo lugar, nos 5 km da categoria juvenil feminino. A jovem diz que o evento foi sua primeira experiência de competição com a corrida de rua e que descobriu o seu amor pela modalidade no espaço poliesportivo.

“Eu iniciei na Estação Cidadania com a ginástica artística e um tempo depois alguns professores do período da manhã me chamaram pra fazer atletismo. No começo, eu não gostei muito, mas acabei desenvolvendo uma paixão pelo esporte e pela corrida de rua, que eu não consegui mais parar. Não estava muito confiante que eu ia conseguir ter um resultado bom na prova, mas quando vi que tinha conseguido o pódio fiquei meio assustada, surpresa, só que também foi uma felicidade muito grande, tanto pra mim quanto para as pessoas que convivem comigo”, afirmou a estudante.

Assim como Rebeca, a estudante Yasmin Farias, de 15 anos, relata que essa foi a primeira experiência que teve com a corrida de rua. Aluna de atletismo na Estação Cidadania há quase dois anos e premiada com o terceiro lugar feminino,  também no percurso de 5 km, categoria juvenil, ela fala que, para essa conquista, “o apoio do espaço para treinar, desde o começo, assim como todos os professores da Estação foram fundamentais, dando um incentivo muito grande para os alunos”. “Não imaginava uma experiência tão diferente, com várias pessoas. É muito legal e contagiante”, comentou.

Para o estudante Guilherme Garcia, de 14 anos, a paixão pela corrida de rua vem de família, mais precisamente do irmão, que também pratica a modalidade. “Eu comecei a correr no ano passado, por influência do meu irmão, que já participou de vários campeonatos sergipanos de corrida. Ele viu que eu estava me esforçando bastante no atletismo e decidiu me inscrever na Corrida Cidade de Aracaju”, comentou.

O aluno e atleta da Estação Cidadania ressaltou o trabalho desenvolvido pelos professores do espaço na conquista do segundo lugar masculino, na categoria juvenil dos 5 km. “A atenção dos professores com a gente, ajuda bastante no nosso desempenho e eu me sinto bastante feliz tendo aulas aqui”, completou o estudante.

Ao todo, entre alunos e colaboradores, participaram 15 corredores que desenvolvem atividades na Estação Cidadania.