Aracaju contra a Dengue: Prefeitura segue intensificando ações de combate ao Aedes

Saúde
04/04/2024 14h50

No dia 29 de fevereiro a Prefeitura lançou o plano de ações da campanha “Aracaju contra a Dengue”, iniciativa que está ampliando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital. Encabeçada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a força-tarefa conta, ainda, com as secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, Guarda Municipal e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Ao todo, a campanha conta com 16 ações.

Desde o início da campanha, já foram realizadas, através da SMS, 667 visitas noturnas às residências, onde foram encontrados 34 focos do mosquito. Além disso, foram realizadas 48 ações educativas em escolas da capital com o objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, a equipe da SMS monitora as ações de controle do Aedes aegypti, que foram intensificadas, mesmo Aracaju não vivendo a situação crítica como outras cidades do Brasil.

“Iniciamos nossa força-tarefa antecipadamente para que a epidemia não chegasse à nossa capital. Estamos realizando visitas domiciliares noturnas em bairros ou condomínios todas as terças e quintas-feiras, intensificando o trabalho de campo com visitas para orientação e identificação de focos do mosquito; Orientamos e capacitamos estudantes das escolas públicas e privadas, sobre como fazer prevenção contra o aedes, com emissão de certificado de Brigadistas Mirins; e também estamos com a inscrição do Processo Seletivo Simplificado - PSS para a contratação de 30 novos agentes temporários de apoio às políticas de controle do mosquito até esta sexta-feira, dia 5, no site da Prefeitura, monitoramento de arboviroses, novo canal de denúncia, visita a equipamentos públicos, entre outras ações”, destaca Taise. 

Ainda segundo a diretora, todas as estratégias preparam a cidade, sobretudo, para o período de sazonalidade, com maior incidência de chuvas e tempo quente, cenário que favorece o rápido desenvolvimento do vetor.

“Realizamos, todo mês, costumeiramente, três sábados com mutirões em bairros com maiores índices e, no mês de março, seguindo a Campanha Nacional do Ministério da Saúde, intensificamos dois sábados com o dia Dia D de combate à dengue, nos bairros São Conrado e 13 de Julho. Nestes bairros, 50 agentes de endemias atuaram na ação, que contou, ainda, com um drone disponibilizado pela Semdec, assim como com agentes de limpeza da Emsurb. Também foi disponibilizado, um novo canal de denúncia de foco do mosquito, por meio de um link, no site da Prefeitura, o qual direciona para um formulário que deve ser preenchido com informações e imagens a respeito da denúncia. Além disso, estamos com o 0800 da SMS (0800 729 3534), a opção 1, direcionada especificamente para atendimento de denúncias de focos do mosquito”, orienta a diretora.

Visitas Noturnas

As visitas noturnas foram iniciadas no dia 12 de março e, de acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), Jeferson Santana, todas as terças e quintas-feiras as equipes saem para executar o cronograma pré-estabelecido. Na primeira semana dos trabalhos, os agentes concentraram as atividades em um condomínio no bairro Aruana; depois as visitas aconteceram nos bairros Farolândia, Atalaia e Luzia.

“Durante as visitas todos os agentes estão fardados e com crachá de identificação, o que confirma que são trabalhadores da Saúde de Aracaju. A equipe inspeciona os principais criadouros do mosquito, e o que mais encontram são focos nas calhas dos telhados dos imóveis, principalmente nos condomínios. Nas áreas comuns dos condomínios são verificados os ralos expostos às chuvas, as caixas de drenagem pluviais e da casa de bomba quando existe piscina, já que, para o desenvolvimento do Aedes, basta existir qualquer espaço que acumule água parada, a exemplo de lavanderia, tonel, caixa d’água, vaso, prato de planta, entulho e resíduos sólidos. Caso necessário, é realizada a aplicação dos larvicidas”, ressalta Jeferson.

Conscientização nas escolas

Seguindo o plano de ações contra a dengue, a SMS realiza ações educativas nas escolas da capital, com o objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

“A ações orientam crianças e adolescentes sobre o mosquito e a forma de combatê-lo, para que os alunos sejam multiplicadores no combate ao Aedes. Nossa equipe estimula a prevenção, passando as informações de forma lúdica, o que desperta a atenção dos alunos. Essa estratégia facilita na interação deles, que citam muitos exemplos vistos fora da escola, que acabam levando a cobrança da prevenção para casa, se tornando multiplicadores”, complementa a referência técnica, Aline Guimarães.