Dia Mundial da Atividade Física é um chamado ao movimento do corpo

Saúde
06/04/2024 09h00

No Dia Mundial da Atividade Física, celebrado neste sábado, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça quais são os principais benefícios para o corpo e a mente de quem mantém a constância de uma rotina de treinos, seja ao ar livre ou em espaços como as academias. O principal é dedicar alguns minutos e destinar aos sistemas que formam o corpo o alimento que ele precisa, que é o movimento. 

O motivo pelo qual o corpo precisa de movimento se dá porque uma sobrecarga positiva dos sistemas cardiovascular, muscular e respiratório, a partir da prática do exercício físico, faz com que esses sistemas adquiram maior resistência ante o envelhecimento do corpo e da mente, pois passam a degenerar de forma mais lenta. Segundo o médico Willian Barcelos, o exercício físico gera a liberação de várias substâncias que acabam diminuindo a quantidade de radicais livres. Esse indicador tem potenciais efeitos no organismo. 

“Quanto menos radicais livres no organismo, menos as células sofrem estresse e o envelhecimento delas tornam mais saudáveis. A degeneração normal do envelhecimento acaba sendo atrasada. Além do benefício físico de eu ter substâncias que farão com que minhas células sejam mais saudáveis eu vou ter uma retirada de substâncias que são nocivas resultando em uma melhoria do sistema cardiovascular, respiratório e muscular. Isso também influencia na questão da diabetes e da hipertensão, ou seja, o exercício físico bem aplicado diminui os riscos de diabetes, depressão, risco de infarto, por causa justamente do fortalecimento de todos esses sistemas”, exemplifica o médico. 

Outro fator benéfico do exercício físico é a liberação de neurotransmissores importantes para a saúde mental, como ressalta Willian Barcelos. “Isso significa dizer que a atividade física banha o cérebro de neurotransmissores que dão prazer e satisfação. A atenção que é necessária durante a execução do exercício, a noção que precisamos ter do próprio corpo auxilia a ativação dos movimentos. A atividade física que te põe em movimento e que te dá uma ativação cardiovascular tem um significado importante nessas substâncias e na melhoria do corpo como um todo”, destaca o profissional. 

Nesse contexto, a gestão municipal da saúde tem atuado no fomento do exercício físico da população com menos ou mais de 60 anos, criando a vinculação do usuário do SUS aos equipamentos do Programa Academia da Cidade. Atualmente, 16 pólos da Academia da Cidade estão em funcionamento e mais dois serão inaugurados e entregues para os moradores das localidades onde se situam. Seis destes pólos são novos e quatro deles já foram inaugurados. 

O coordenador do programa, Walter Igor, explica como o pólo da Academia da Cidade promove saúde e bem estar. “A expectativa desse ano é ultrapassar 2 mil cadastros, considerando a entrega dos seis novos pólos. A atividade física em si é um remédio natural que nós mesmos podemos utilizar diariamente tanto ao acordar até a hora de dormir. Um simples alongamento já contribui para quem tem problema de insônia, por exemplo. Se a pessoa incluir a atividade física pelo menos três vezes por semana resultará benefícios como prevenir colesterol, hipertensão, diabetes, ou seja, doenças crônicas que podem ser evitadas com hábitos saudáveis e a prática de atividade física”, conclui Igor.