Funcaju realiza palestra de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Cultura
08/04/2024 14h15

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, realiza no dia 12, sexta-feira, às 9h, a palestra “Autismo: Conhecendo, convivendo e respeitando as diferenças”, na Biblioteca Ivone de Menezes. A palestra será realizada em parceria com a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, e será ministrada pela psicomotricista e professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Angélica Pinheiro.

A Biblioteca Ivone de Menezes, administrada pela Funcaju, vem desenvolvendo diversas ações informativas, reafirmando o compromisso em promover conscientização entre a população. “Através das informações que serão ministradas pela professora, a comunidade vai conhecer mais sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe em relação a esse tema. Em especial, trabalharemos com os pais, o que será uma forma de ajudar no convívio deles com as crianças do espectro autista”, esclarece a coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso.

Para a palestrante Ana Angélica Pinheiro, o evento é de suma importância para tornar o ambiente de ensino cada vez mais inclusivo. “De forma breve, eu pretendo trazer para todos um pouco do que é o TEA  e pontuar a importância de se conhecer, já que o autismo é um transtorno de espectro, ou seja, ele é muito amplo. Qualquer pessoa nas situações do seu dia-a-dia pode ter contato com pessoas do espectro o que faz necessário conhecer sobre essa pessoa”, assinala a professora.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, tem como objetivo levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, diversas instituições promovem ações de conscientização durante todo o mês de abril. O TEA é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas na sua relação com o mundo.

O evento terá início às 9h da sexta-feira, dia 12,  na Biblioteca Ivone de Menezes, localizada na  Praça Major Edeltiudes Teles, no Conjunto Augusto Franco.