Fundat inicia curso de qualificação profissional com turma de Cuidador de Idosos

Formação para o Trabalho
08/04/2024 19h33

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), iniciou na tarde desta segunda-feira, 8, o curso profissionalizante de cuidador de idosos. As aulas estão sendo realizadas na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont, das 13h às 17h, beneficiando a comunidade e formando profissionais qualificados que atuarão na área da saúde.

Esse é o curso com a maior carga horária realizado pela Fundat e, de acordo com a diretora de formação profissional, Sandra Magna, também um dos mais procurados. "O curso de cuidador de idosos tem duração de 160 horas e a nossa felicidade é enorme em poder abrir o cronograma de cursos do ano com ele, afinal é um dos mais pedidos. Ver a sala cheia de alunos, com muita expectativa nos enche de satisfação, pois nosso intuito é contribuir efetivamente no aprendizado de cada um deles, para que possamos de fato gerar oportunidades para essas pessoas".  

Quem vai ministrar a qualificação é o enfermeiro Fábio Leite. “Os alunos poderão ver nesses quase 60 dias de aula todo o cuidado relacionado aos idosos e o manejo em lares e leitos, com aulas teóricas e práticas. Estou ansioso para dar início de fato ao conteúdo e em especial para fazê-los conhecer um pouco mais na prática os desafios e a realidade dessa profissão que hoje se faz tão necessária, tendo em vista que a população está envelhecendo e necessita de cuidados específicos, uma demanda importante para o setor de empregabilidade" explica. 

A aluna Ingrid Barreto afirma que é importante a qualificação nessa área, em especial quando há o desejo de investir na profissão. "A cada dia o conhecimento precisa se renovar nessa área de trabalho. Quando vi a oportunidade, através do Instagram da Fundat, resolvi fazer a minha inscrição e vou me dedicar para aprender a cuidar e zelar da melhor forma de cada vida e cada idoso. Tenho interesse em investir nesse segmento, pois é algo com que me identifico e quero me dedicar e crescer profissionalmente".