Obra estruturante do Veneza II avança com construção de redes de esgoto e drenagem

Obras e Urbanização
11/04/2024 07h20

As obras estruturantes são um elemento transformador para a vida de milhares de pessoas que habitam em ambientes sem urbanização, uma vez que dotam esses locais de infraestrutura básica. Por consequência, acarretam em vivência com mais dignidade, qualidade de vida e justiça social. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou mais de 50 intervenções relacionadas ao eixo infraestrutura em localidades diversas da capital, e há mais oito em andamento. Uma delas leva o serviço ao loteamento Veneza II, situada no bairro Capucho, na zona Norte.

A obra levará à comunidade redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica, passeios e meios-fios em concreto, sinalização viária e acessibilidade, contemplando, ao todo, 12 vias, entre avenidas, ruas e travessas.

Em ritmo acelerado, o serviço está concentrado nas construções das redes de drenagem e esgotamento sanitário. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enfatiza o volume de serviços estruturantes.

“São obras que mudam a vida das pessoas, mudam a relação delas com o local onde vivem, acabam com a poeira e lama e garantem muito mais qualidade de vida. Nós fizemos esses serviços em quase toda a zona Norte, e em outros pontos da capital que precisavam, e vem mais por aí. São cerca de 60 localidades já beneficiadas com serviços ligados a pavimentação, drenagem, esgoto, passeios e acessibilidade, entre obras já concluídas e em andamento, inclusive mais algumas a iniciar. Além de tirar as condições adversas da rotina desses aracajuanos, isso faz com que as casas sejam valorizadas, as pessoas tenham interesse em melhorar suas moradias. Com certeza afetam positivamente a autoestima da população”, comenta.

A gestão municipal investe R$ 5.722.501,87 na urbanização do loteamento, fruto do contrato de financiamento firmado pela Prefeitura de Aracaju com o New Development Bank (NDB), na ordem de R$ 500 milhões, que viabiliza a realização de 23 obras nos eixos mobilidade e infraestrutura por toda a cidade, no âmbito do programa 'Aracaju Cidade do Futuro'.