Prefeitura realiza mais de 730 encaminhamentos para vagas de emprego em 2024

Formação para o Trabalho
11/04/2024 12h39

Qualificar e empregar são pilares que baseiam o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Nos três primeiros meses de 2024, a gestão garantiu o encaminhamento de mais de 731 profissionais para vagas de emprego, contribuindo para a efetivação da contratação de 73 deles.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, comemora as contratações e afirma “que esse é o caminho que o município deve trilhar para garantir mais dignidade aos cidadãos”. “Cada uma dessas pessoas que ingressou ou retornou ao mercado de trabalho, simboliza o acendimento de uma chama potente de esperança, afinal qual o pai e mãe que não sonha em poder levar o sustento dos seus filhos para casa, através do suor do seu trabalho? Para que isso aconteça, trabalhamos diariamente aqui na Fundat. Cada vaga preenchida por indicação da Fundat nos enche de muito orgulho, pois só nós sabemos o quanto é difícil captar essas oportunidades”, destaca.

A procura dos aracajuanos pelos serviços prestados pela Fundação cresce a cada dia. Prova disso é que entre os meses de janeiro e março foram efetuados mais de 1.500 atendimentos, nos mais diversos setores, em especial aqueles ligados ao cadastro de currículo e encaminhamento para vagas de trabalho.

“Todos os dias nosso time está captando vagas, cadastrando essas pessoas no nosso sistema e encaminhando aqueles que se enquadram nos perfis buscados pelos contratantes. É um trabalho minucioso e que requer cuidado, mas o resultado compensa tudo! Saber que podemos aproximar essas pessoas das oportunidades é muito gratificante”, afirma o diretor de empregabilidade e empreendedorismo, Arnaldo Almeida.

Quem buscou o serviço e conquistou o primeiro emprego foi o enfermeiro Luiz Eduardo Andrade, que faz questão de reforçar constantemente para as pessoas a importância de cadastrar o currículo na Fundat.

“Cadastrei meu currículo em março de 2023 para vaga destinada à Maternidade do 17 de março, mas fui dispensado deste processo seletivo por já ter registro na carteira, e a vaga era destinada a profissionais que nunca tiveram a carteira assinada na vida. Daí então passei a ter interesse em deixar o meu currículo sempre atualizado no banco de dados da Fundat. Depois de um tempo surgiu outra vaga na área de enfermagem e recebi uma ligação perguntando se eu tinha interesse, confirmei e logo fui encaminhado ao processo seletivo. Fui aceito e hoje trabalho na empresa Vértebra, onde estou atuando como enfermeiro responsável técnico”, comemora.

Nos três primeiros meses do ano foram atendidas ainda 107 solicitações de empresas parceiras, e oportunizadas, junto a elas, 201 vagas para a população, sendo 156 para ampla concorrência e 45 para pessoas com deficiência. Uma das vagas foi preenchida pela técnica de enfermagem, Ana Paula Viana, que estava em busca de uma oportunidade, e em menos de um mês com seu cadastro realizado foi chamada para sua primeira entrevista de emprego.

“Estava em busca de uma oportunidade de trabalho há alguns meses e busquei a Fundat por indicação de amigos. Fiz meu cadastro no dia 19 de janeiro e em 22 de fevereiro fui chamada para entrevista. Estava muito ansiosa, mas achei o processo bem rápido. Coloquei a minha formação e consegui o meu tão sonhado emprego de carteira assinada, pois aqui estou muito feliz e realizada, trabalhando na minha área de formação. Espero conquistar muitas coisas, profissionalmente e só tenho a agradecer à Fundat por ter me aberto essa porta”, afirma Ana Paula.

Empreendedorismo

Os atendimentos aos empreendedores também se destacaram no primeiro trimestre. De janeiro a março foram abertos 32 novos cadastros de microempreendedores individuais, além de atendimentos de declaração anual de faturamento, alteração de MEI, emissão de taxas e muito mais, que somaram mais de 830 atendimentos aos pequenos empreendedores da capital.