Prefeitura segue trabalhando na climatização das escolas municipais

Educação
18/04/2024 10h30

Com a onda de calor constantemente registrada, os espaços escolares da capital sergipana vêm apontando a necessidade de ações que amenizam a temperatura ambiente. Diante disto, em um trabalho contínuo para a climatização das escolas da rede municipal de Aracaju, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue instalando equipamentos de ar-condicionado nas unidades de ensino.

Com cerca de 40% das escolas já climatizadas, a Semed está trabalhando por etapas, pois, antes da efetiva instalação dos equipamentos de ar-condicionado é preciso uma vistoria e avaliação estrutural e da fiação elétrica dos prédios das escolas. De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a Semed está, desde o ano de 2022, trabalhando na climatização das salas de aula. No entanto, há um limitador, que é a necessidade de mudanças e/ou adequações da rede elétrica dos prédios escolares.

“Algumas das nossas escolas têm prédios antigos, por isso não têm carga elétrica o suficiente para receber os aparelhos. Então, é preciso fazer uma revisão das instalações elétricas com a ampliação da carga, substituir fiação, disjuntor, criar circuitos e alterar o quadro de entrada de energia. Hoje, em escolas onde há carga, nós estamos climatizando. Onde não há carga, estamos providenciando a elaboração de projetos elétricos, para atender a nova demanda com a climatização e posterior execução dos serviços. Portanto, a tendência é que, no médio prazo, todas as escolas de Aracaju tenham climatização”, explica o secretário.

Atualmente, está sendo realizada a reforma e ampliação de 11 escolas e a construção de duas novas. Todas estas serão inauguradas com climatização nas salas de aula. O secretário também reforça o critério de segurança com a comunidade escolar. “Não faltam aparelhos de ar-condicionado no almoxarifado da Semed. No entanto, se nós climatizarmos as escolas que não possuem carga, estaremos colocando a vida desses estudantes e funcionários da educação em risco”, aponta.

À frente da adequação e instalação dos equipamentos, a gestora da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied), Isabella Campos, informa que a equipe está trabalhando na adequação da rede elétrica e que o cronograma de instalação está sendo realizado por etapas.

“Visando agilizar esse processo de climatização, as escolas foram separadas em grupos. As escolas que possuem menores intervenções, já encontram-se sendo executadas. Já as escolas de grande porte, que necessitam de maiores intervenções, a exemplo da instalação de subestações, encontram-se em fase de planejamento para a execução. Prezando pela segurança, a Semed segue se empenhando ao máximo para garantir o melhor conforto térmico dentro das unidades da rede municipal de Educação”, destaca.