Prefeitura alerta para consequências das hepatites virais e reforça a importância da prevenção

Saúde
17/04/2024 15h31

 

Por serem discretas, com sintomas comuns ou assintomáticos, as doenças silenciosas representam uma ameaça significativa à saúde da população, passando, muitas vezes, despercebidas. Esse é o caso da hepatite, uma inflamação que ataca o fígado e é causada por vírus, ou com o uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, e também por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a orientação à população sobre diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

De acordo com a referência técnica das hepatites virais da SMS, Tatiane Melo, o diagnóstico pode ser obtido na unidade de saúde, por meio de testes rápidos. Em Aracaju, de janeiro de 2024 até o momento, 16 pessoas foram diagnosticadas com hepatite B ou C. No ano passado, esse número chegou a 76 casos ao total.

“O diagnóstico das hepatites virais B ou C pode ser feito através de exames laboratoriais e marcadores hepáticos. Na capital, é possível realizar os testes rápidos disponibilizados em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos”, destaca Tatiane.

Após diagnóstico, o tratamento ocorre no Hospital Universitário, onde funciona o Centro de Hepatologia (HEPATUFS), serviço para atendimento, acompanhamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes portadores de hepatites virais crônicas, fornecendo os medicamentos necessários.

Os tipos de hepatites virais são A, B, C, D e E, e chegam a matar 1,4 milhão de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas mortes são consequências das formas agudas graves e complicações da doença. Mesmo se tratando de uma doença assintomática, em alguns casos apresentam sinais como febre, fraqueza, mal estar, dor abdominal, enjoo, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelada e fezes esbranquiçadas.

A transmissão de hepatites virais também ocorre por contato com sangue, por via sexual ou através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurantes. Além disso, bebês também estão sujeitos à contaminação por transmissão vertical, ou seja, durante a gestação ou parto. É por esse motivo que gestantes devem seguir rigorosamente o pré-natal e realizar os exames preventivos.

Prevenção

Para prevenir, é importante realizar testes rápidos com frequências, buscando as Unidades de Saúde da Família e se vacinando contra a hepatite B; utilizar preservativo em todas as relações sexuais; evitar contato com sangue e outros fluidos contaminados; exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos e odontológicos, e na realização de acupuntura; exigir material esterilizado ou descartável nos locais de realização de tatuagens e colocação de piercing; exigir material esterilizado ou descartável nas barbearias e nos salões de manicure/pedicure; não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar, agulhas, seringas, cachimbos ou canudos aspirativos.