Transporte Sanitário garante deslocamento de pacientes aracajuanos a locais de tratamento

Saúde
17/04/2024 16h06

 

O Transporte Sanitário é um serviço da Prefeitura de Aracaju, executado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que garante o deslocamento de pacientes com mobilidade nula ou reduzida aos locais de tratamento. Somente este ano, de janeiro a março, foram realizados 8.590 deslocamentos.

No total, 15 veículos fazem o translado dos pacientes entre a residência e o local de atendimento. A gerente do Transporte Sanitário, Stephane Sampaio, explica que cada automóvel tem uma finalidade compatível com a condição de saúde do solicitante.

“Destes veículos, sete vans são utilizadas para o serviço de hemodiálise, três aos usuários que fazem fisioterapia, duas ambulâncias para acamados e três carros pequenos para o transporte de usuários que possuem dificuldade de deambular e cadeirantes. Após o cadastro, é feita uma avaliação da solicitação para constatar se o usuário está apto para inclusão no serviço. Como o usuário que solicita o transporte para hemodiálise depois que inserido torna-se regular , antes da inserção deste usuário é realizada uma visita domiciliar para observar qual transporte é adequado, bem como as condições de acesso à sua residência”, explica Stephane.

O serviço é exclusivamente destinado para os munícipes da capital e precisa seguir um protocolo de solicitação, funcionando com dois tipos de atendimento: eventual, destinado a usuários que fazem consultas eventuais, retorno cirúrgico, exames, entre outros; e o regular, direcionado para usuários em tratamento de hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia/radioterapia.

As condições de acesso às modalidades são: residir em Aracaju há, pelo menos, seis meses; apresentar mobilidade nula ou reduzida; ser usuário dos serviços da Rede Municipal de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS); estar com cadastro na Unidade de Saúde da Família atualizado e inserido em uma Equipe de Saúde; atender aos critérios da modalidade requerida; apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos para aposentados e pensionistas; ser beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para solicitar o serviço é preciso que o usuário preencha o cadastro no site da Prefeitura de Aracaju (banner situado após as notícias principais), através de formulário; anexar todos os documentos exigidos: RG; CPF; Certidão de Nascimento – para menores ou àqueles que não possuam RG –; comprovante de Residência de, no mínimo, seis meses; comprovante de autorização do procedimento pelo sistema de regulação; declaração de agendamento da terapia pela clínica ofertada, constando datas e horários do atendimento; declaração do profissional médico, enfermeiro ou fisioterapeuta que ateste a mobilidade nula ou reduzida; apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos para pensionista ou aposentado ou comprovante do CadÚnico, benefício do Bolsa Família ou do BPC.

Depois de anexar e enviar todos os documentos solicitados, o usuário deve aguardar contato por ligação do setor de Transporte Sanitário. O deferimento ou indeferimento é concluído em até cinco dias úteis da solicitação e o usuário é informado pelo contato de telefone registrado no cadastro via Forms. Já o transporte eventual fará deferimento ou indeferimento após 48/h úteis da solicitação e também informará por telefone.

Caso o indivíduo não consiga realizar cadastro no site, poderá efetuar presencialmente na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, levando todos os documentos exigidos. Se o usuário não obtiver resposta no intervalo de 48h úteis, poderá entrar em contato com o setor responsável pelos números 3711-5225 ou 3711-5227.