Prefeito Edvaldo acompanha entrega de 10 novos ônibus do transporte coletivo para a Grande Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2024 18h04

O Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, presidido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, registrou nesta terça-feira,17, mais uma conquista que beneficia diretamente a população que usa transporte coletivo para se deslocar nas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. A Viação Atalaia, uma das empresas que atua no transporte coletivo, entregou 10 novos veículos que passam a integrar a frota de diferentes linhas. A medida ocorre graças ao subsídio concedido pelo Governo do Estado, através da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incide sobre o combustível do transporte público da região metropolitana. Na ocasião, o gestor da capital reforçou a importância da participação do Governo do Estado no Consórcio Metropolitano.

“Mais uma vez, isso confirma a parceria que era muito importante para que pudéssemos fazer mais e melhor para a população. A presença do Governo do Estado no Consórcio é de fundamental importância. A atitude do governador, de isentar o ICMS, garantiu a entrega de 10 novos veículos que se integram aqueles outros 20 que foram entregues há um mês, graças ao subsídio garantido pela Prefeitura de Aracaju. Agradeço por esse gesto, pois é a primeira vez que um governador garante essa isenção do ICMS, em uma luta que reivindicamos há tanto tempo. Agradeço também à iniciativa da empresa Atalaia, que decidiu, mais uma vez, renovar a frota. Eu e os demais prefeitos dos municípios da Grande Aracaju estamos de mãos dadas, pois o problema do transporte coletivo da região metropolitana é de todos nós. Com a participação do Governo do Estado, não tenho dúvida de que encontraremos soluções mais rápidas e eficazes para melhorar o nosso sistema”, enfatizou Edvaldo.

O governador Fábio Mitidieri destacou o valor concedido em subsídio e como ele garantiu a entrega dos novos veículos nesta terça-feira. De acordo com ele, as demais empresas que operam o sistema do transporte coletivo também devem entregar novos veículos, com base no que consta em decreto.

“O decreto que publicamos, onde a gente abre mão de R$ 10 milhões de recursos para a renovação de frota das três empresas que fazem parte do sistema de transporte público da Grande Aracaju, mostra mais um resultado positivo no dia de hoje. A empresa Atalaia entrega 10 novos veículos, como parte do cumprimento do acordo do decreto. As demais empresas também vão ter que fazer a entrega dos novos modelos para a população. Isso é muito importante, pois é uma renovação de frota que a população precisa. Esse é o resultado de uma parceria entre as prefeituras, voltada para o bem das pessoas da região metropolitana aqui do nosso estado”, explicou.

De acordo com o diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, a entrega dos novos veículos é muito importante e “um gesto de sensibilidade do governador que, ao garantir o subsídio, propiciou a entrega desses 10 novos veículos que beneficiarão a população da Grande Aracaju como um todo”. Ainda segundo ele, “essa é uma resposta do Consórcio Metropolitano às demandas da população”. Renato agradeceu ainda à Viação Atalaia que “se mostrou ágil na aquisição de novos veículos para garantir melhorias para as pessoas”.

Diretor da Viação Atalaia, Alberto Almeida considera que a entrega de hoje, além de beneficiar a população, é um ato que demonstra também a atenção que os poderes executivos municipais e estadual tem dado à questão do transporte coletivo da Grande Aracaju.

“Esses subsídios que estão sendo concedidos pelos poderes executivos demonstram a atenção que tem se dado ao transporte público. Isso proporciona a melhoria dos serviços e a gente consegue enxergar a importância dada pelos governos municipais e do Estado para esse serviço público tão fundamental na vida de milhares de pessoas. A união dessas quatro cidades e do Governo do Estado está gerando ótimos benefícios. A partir de agora, vamos ter uma evolução mais acelerada do processo. Desde a pandemia, mesmo com o empecilho provocado pela situação, renovamos 170 carros que correspondem a 40% da frota. Espero que a gente continue assim e estou observando movimentação para que isso ocorra”, disse.