Projeto de georreferenciamento de Aracaju é destaque em evento nacional

Fazenda
18/04/2024 16h50

O projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais de Aracaju (IDE/Aju), desenvolvido pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), foi destaque em mais um evento de visibilidade nacional. Desta vez, a experiência da capital sergipana na implantação segura de bases de informações geográficas e cadastrais sobre o território e sua população foi selecionada para o Connected Smart Cities Regional Nordeste, o principal congresso na área de cidades inteligentes do país, realizado nesta quinta-feira, 18, no Centro de Convenções de Salvador.

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, apresentou o projeto, demonstrando o investimento da Prefeitura de Aracaju na formação e consolidação da Infraestrutura de Dados Espaciais do município, tanto do ponto de vista da ampliação do Parque Tecnológico, como da especialização de pessoal e modernização de sistemas e processos de trabalho. “A forma como conduzimos todo este processo tem se destacado no setor como um exemplo, além de exitoso, inovador. Por isso, é um grande orgulho compartilhar com um público nacional um pouco da nossa metodologia e dos resultados que já estamos alcançando”, pontuou o gestor.  

O secretário apresentou o Geoportal - MapAju, desenvolvido pela Semfaz, ferramenta que condensará informações georreferenciadas da cidade e que, junto a outros projetos em andamento, a exemplo do Observatório de Valores do Mercado e a implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário, tornará possível a melhora na coleta e armazenamento de dados, bem como a sua disponibilização para os servidores da prefeitura e a sociedade em geral. 

“Esse projeto desempenha um papel importante na incorporação de melhorias e novas ferramentas na prestação dos serviços públicos, incluindo o uso eficaz de Inteligência Artificial e automatizações. O que também coloca Aracaju em um local de reconhecimento como uma cidade inteligente”, ressalta Jeferson Passos.