Prefeitura e Depama realizam nova ação de combate a abandono e maus-tratos de animais

Serviços Urbanos
19/04/2024 12h50

Diante das denúncias recorrentes envolvendo a soltura e abandono de animais em vias públicas de localidades situadas na zona Sul da capital, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) efetuou, nesta sexta-feira, 19, mais uma operação conjunta com equipes da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama). O patrulhamento ocorreu nos bairros Santa Maria e 17 de Março.

Durante a ação, que contou também com o apoio do Grupo Especial de Combate a Roubos e Furtos (Gecrof), foram recolhidos quatro animais, um deles apresentando sinais de maus-tratos e com ferimentos no corpo constatados pelo médico veterinário do Centro de Apreensão da empresa municipal, Iardlei Santa Rita. Ele comentou a importância da continuidade dessa parceria entre os órgãos estaduais e o município.

“Essa é a sexta ação feita em parceria, somente este ano, que tem possibilitado o recolhimento de equinos e bovinos que ficam vagando soltos em ruas e avenidas oferecendo um risco eminente a pedestres e motoristas que circulam por essas regiões, além da integridade física do próprio animal. Por isso, essa iniciativa é uma forma de alertar os tutores a respeito dos cuidados e responsabilidades com os animais”, ressaltou o especialista.

De janeiro até agora foram capturados 259 animais de grande porte, a partir das rondas diárias e também das solicitações de apreensão feitas pela população através dos canais de comunicação disponibilizados pela Emsurb. Atualmente, oito animais ainda estão sob o monitoramento do órgão municipal porque não foram recolhidos pelos proprietários.

“As ações vão continuar ocorrendo ao longo do ano e novas áreas serão visitadas pelas equipes, principalmente aquelas que apresentam alto índice de abandono de animais, a exemplo do 17 de Março, Mosqueiro e conjunto Padre Pedro”, informou o coordenador do Centro de Apreensão de Animais, Isael Freitas Santos.

Denúncia

Em caso de denúncia, a Emsurb disponibiliza equipes para a captura, as quais atuam 24 horas por dia. Para comunicar sobre animais soltos ou abandonados nas vias públicas de Aracaju, basta entrar em contato com a equipe do Centro de Apreensão pelo telefone 9 9151-0315 ou por meio da Ouvidoria da empresa municipal, no número 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.