Escola Tech é destaque no evento Connected Smart Cities Regional Nordeste

Educação
19/04/2024 15h19

A Prefeitura de Aracaju, representada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), participou do Connected Smart Cities Regional Nordeste, evento descrito como o “maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país”. Realizado na cidade de Salvador/BA, nesta quinta-feira, 18, o encontro teve como foco discutir e apresentar soluções e oportunidades que tornam as cidades nordestinas mais inteligentes e conectadas.

Com a participação de prefeitos, secretários e representantes dos nove estados nordestinos, o evento gerou uma discussão entre as entidades para apresentação dos projetos e estratégias das suas cidades, possibilitando diálogos e explanação de soluções integradas e inovadoras. Em reconhecimento do impacto social e tecnológico do programa Escola Tech, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, foi convidado pela Necta, empresa que idealiza e organiza o Connect Smart Cities, para palestrar no painel “Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas”, no eixo da Educação.

Abordando o acesso à educação de qualidade, inclusiva e tecnológica, o secretário destaca a representação da Prefeitura por parte da Semed e da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). Para Ricardo Abreu, o Escola Tech foi destaque devido ao seu potencial como uma solução tecnológica integrada.

“O Escola Tech diz respeito a um conjunto de soluções tecnológicas integradas que visam proporcionar um ambiente de gestão a partir de evidências e dados, mas que também visam a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nas nossas escolas. O Connect é o maior evento de tecnologia e de cidades conectadas do Brasil, e normalmente são convidados projetos que possuem boas práticas nos processos de inclusão digital e oferecimento de serviços digitais. Neste sentido, Aracaju foi vista como um case de sucesso tanto no que diz respeito ao georreferenciamento, que é gerido pela Semfaz, mas, também, aos processos de inclusão digital, de modernização e segurança digital nas escolas”, explica.

Com a experiência no evento, proporcionando o conhecimento de realidades educacionais e digitais de outras cidades, como Salvador e Fortaleza, o secretário enfatiza o processo inteligente da capital sergipana. “Eu acho que Aracaju tem se colocado cada vez mais num lugar de cidade pioneira nesse processo de transformação em cidade inteligente e conectada. E a cidade se transforma em cidade inteligente com essa conexão e modernização a serviço da população e com a participação da população”, analisa Ricardo Abreu.