Galeria de Arte Álvaro Santos recebe oficina especial de pintura

Cultura
20/04/2024 13h10

Entre pincéis, tintas e muita criatividade, a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS) realizou neste sábado, dia 20, o minicurso Pintura com Tinta Guache. A ação faz parte da oferta de oficinas especiais da Funcaju, pela Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT).

Na ocasião, os amantes da arte puderam aprender um pouco mais sobre técnicas de pintura utilizando a tinta guache, com a oficineira Juciele Oliveira.  Durante o minicurso, os alunos desenvolveram como atividade artística final pinturas em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 deste mês.

Para a oficineira Juciele Oliveira, ministrar uma oficina na GAAS é muito importante para um artista. “Conseguir entrar numa Galeria, como professora, instruindo outras pessoas, é bem importante, por incentivar outras pessoas a ter esse contato com a arte”, explica.

A pedagoga Giovana Fraga ficou animada quando viu a oportunidade de trabalhar com tinta guache. “Sempre esteve guardadinha essa necessidade de pintar e desenhar. E é ótimo pra mente, espairecer, é um momento de relaxamento, de parar de pensar em problemas e focar na pintura”, afirma.

A estudante de psicologia Beatriz Pimentel também achou uma oportunidade interessante. “Eu queria fazer um hobby e achei interessante a proposta, então por que não tentar? Eu amei, é divertido e terapêutico pintar”.

Os alunos também puderam apreciar no ambiente a exposição Órun-Àiyé, que estará disponível para visitação até o dia 10 de maio, na GAAS. A mostra do pintor Augustinho conta com 16 obras que apresenta deuses da cultura afro-brasileira.

Oficinas especiais

Além da oficina ofertada neste sábado, a EOAVT realizará na Galeria mais três oficinas para os amantes das artes, aos sábados, nos próximos meses: gravura, fanzine e colagem. As inscrições serão divulgadas nas redes sociais da @funcaju e da @valdiceteles.