Feiras livres e mercados de Aracaju são referência para município alagoano

Serviços Urbanos
24/04/2024 17h03

A atuação da Prefeitura de Aracaju no tocante à organização dos mercados públicos e reestruturação das feiras livres da capital sergipana, mais uma vez, é referência para outras administrações municipais. Para conhecer detalhes do formato colocado em prática pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), representantes da Prefeitura de Arapiraca (AL), município alagoano, estiveram reunidos com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, e integrantes da Gerência de Espaços Públicos do órgão nesta quarta-feira, 24. O encontro aconteceu na sede da empresa municipal, localizada no Parque da Sementeira.

A secretária-adjunta municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETur) de Arapiraca, Sandra Alves, enfatizou que o interesse da Prefeitura alagoana se deu após constatar a organização das feiras livres e mercados da capital sergipana.

“É uma satisfação estar em Aracaju, já que a cidade é referência em ordenamento desse tipo de espaços de compras. Por esta razão, a troca de conhecimento é importante, pois vai agregar e auxiliar a traçar novas estratégias a serem aplicadas nos espaços para fins de comercialização em Arapiraca. Aproveito também para agradecer a receptividade de todos que compõem a Emsurb”, disse a secretária.

Na reunião, segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, foi feita uma apresentação geral das atribuições do órgão. “Bem como do processo de licitação e reorganização dos espaços de comércio ao ar livre, atendendo, inclusive, as exigências para conservação dos produtos de origem animal com o uso dos balcões refrigerados", acrescentou o presidente.

Após o diálogo, os representantes alagoanos se dirigiram ao mercado setorial Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco. Em seguida, estiveram na feira livre do conjunto Dom Pedro, na zona Norte da cidade. Na oportunidade, a comissão observou as estruturas e equipamentos que garantem conforto e comodidade aos feirantes e consumidores do espaço de compras, que acomoda 50 bancas.

"Eles puderam conhecer de perto o layout implementado pela gestão, desde 2018, nas feiras, a exemplo das bancas setorizadas de acordo com os tipos de produtos, corredores mais largos e a adaptação dos espaços seguindo os protocolos sanitários", ressaltou o gerente de Espaços Públicos, Igor de Melo Almeida.

Para o representante da Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), Wesley Magalhães, o encontro foi uma experiência positiva. “Com certeza, levaremos ao nosso município boas ideias referentes à funcionalidade das feiras livres e mercados públicos”, destacou o representante.

A superintendente de Mercados e Feiras do município Arapiraca, Lidiane Paes Barreto, ressaltou que o “propósito foi buscar experiência em Aracaju e levar para Arapiraca”. “Queremos levar o formato de estruturação de qualidade aplicado nos espaços de comercialização ao ar livre de Aracaju. Ficamos satisfeitos com o que nos foi apresentado”, disse Lidiane.