Perimetral Oeste: Prefeitura promove oficina para impulsionar empreendedorismo

Agência Aracaju de Notícias
25/04/2024 08h32

Como parte das ações do eixo de desenvolvimento socioeconômico da avenida Perimetral Oeste, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social da nova avenida, realizou na noite desta quarta-feira, 24, mais um encontro com empreendedores do território. A oficina "MEI na prática" foi realizada no Colégio Estadual Governador Augusto Franco, no bairro Santos Dumont, onde está sendo desenvolvida a 4ª etapa do Projeto, e reuniu tanto quem já possui um negócio, quanto quem deseja empreender.

Com o intuito de explicar e instruir os participantes sobre as vantagens de ser Microempreendedor Individual, o gerente do Escritório Grande Aracaju do Sebrae, Aurélio Viana, juntamente com a consultora do Sebrae, Maricelia Ofsiany, apresentaram orientações, dicas e recomendações para o público-alvo. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, entender melhor os processos que envolvem um MEI, suas categorias e condições para aderir ao programa de maneira válida e segura.

Aurélio explicou o passo-a-passo com o principal caminho e quais detalhes se atentar caso os empreendedores decidam possuir um CNPJ e se tornarem MEI. Dentre as vantagens possíveis listadas pelo palestrante, incluem a simplificação do controle financeiro, comprovação de renda, possibilidade de negociação de preços e condições de compras de mercadoria para revenda, e a possibilidade de assinar a carteira de trabalho de até um empregado.

Além disso, também foram discutidos benefícios previdenciários dos MEI. “É importante a formalização do empreendedor informal que está fora do mercado. Fora do mercado porque sem um CNPJ não é possível fazer nota fiscal, vender para empresas, para o governo. Não há direitos previdenciários garantidos. Com o MEI, pagando regularmente, seus direitos serão cumpridos e será possível desenvolver seu negócio”, alerta Aurélio.

Os participantes da oficina adquiriram novos conhecimentos não apenas como começar, mas também sobre quais os benefícios a longo prazo para seus negócios e, consequentemente, suas vidas. Eliane Pereira é empreendedora no ramo da confecção de fardamentos e camisetas e já está formalizada. Apesar disso, ainda possuía dúvidas, mas combateu a timidez e decidiu participar da oficina “MEI na prática”. “Essa foi a primeira vez que participei de uma reunião [da Perimetral Oeste], e foi muito proveitosa para mim. Tirei muitas dúvidas e só tenho a agradecer. Pretendo vir outras vezes”, afirma a empreendedora.

Muito parecido foi o caso de Givanildo Pereira, que é dono de uma pizzaria. Também formalizado, ainda haviam lacunas no seu entendimento sobre o MEI. “Essa também é a primeira vez que venho e, se eu soubesse, teria vindo outras vezes. Aprendi muito e foi muito satisfatório. Vou participar mais vezes”, comemora Givanildo.