Prefeitura reforça fluxo de atendimento para pessoas acamadas residentes em Aracaju

Saúde
29/04/2024 14h40

Com o objetivo de garantir atendimento às pessoas acamadas que residem na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza o cadastro da população restrita ao leito domiciliar para que possa receber serviços e ter acesso à saúde.

Para cadastrar uma pessoa acamada, o familiar ou responsável deve se dirigir a Unidades de Saúde da Família (USFs) de referência, apresentando um documento de identificação com foto e CPF, um comprovante de residência do acamado e o relatório médico atestando que a pessoa é acamada.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Anne Sousa, após o cadastramento, cada unidade traça uma logística específica para a realização das visitas e atendimentos domiciliares. “A pessoa acamada cadastrada na unidade terá acesso à equipe multidisciplinar que acompanha todos residentes no território que apresentam essa condição de saúde. A partir do cadastro, o familiar ou responsável que desejar algum outro acompanhamento da USF às pessoas acamadas, também pode sinalizar para a equipe de Saúde da Família, para ser avaliada”, explica Anne.

Acesso ao serviço

Para que o usuário tenha acesso ao serviço, é necessário possuir um relatório do enfermeiro ou médico da US, no qual deve constar a descrição da doença de base, além de ser residente de Aracaju e estar com o cadastro ativo na Unidade de Saúde da Família de referência do paciente.

Solicitação de insumos para pessoas acamadas

A SMS também fornece uma série de insumos médicos-cirúrgicos para suprir a necessidade de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. Para ter acesso ao serviço, a população interessada deve seguir critérios e realizar o preenchimento do formulário online disponível no site da Prefeitura. A cada três meses, é necessária a renovação do cadastro, com atualização do quadro clínico do usuário, já que as feridas fecham e cicatrizam e, desta forma, os profissionais da saúde precisam acompanhar a situação.

Depois do preenchimento do formulário e dos documentos anexados, o setor responsável entrará em contato no prazo entre 30 a 60 dias, através do WhatsApp cadastrado, para informar a conclusão do processo e o mês de recebimento dos insumos. Para retirar os materiais, a pessoa responsável deverá buscar na Unidade de Saúde.