Sementeira: reforma revitaliza equipamentos de esporte e lazer e aprimora estrutura do parque

Obras e Urbanização
02/05/2024 11h10

A reforma do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, garante a completa revitalização do espaço, envolvendo bem mais que a recuperação de equipamentos esportivos e lúdicos. O processo estabelece, também, o aprimoramento do aspecto estrutural, melhorando a rede de drenagem pluvial, pavimentação e passeios.

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), emprega ritmo acelerado na obra. São executadas melhorias na rede de drenagem, inclusive com a construção de biovaletas, esgotamento sanitário e água, o recapeamento asfáltico nas vias internas, cercamento dos lagos com estacas de eucalipto tratado e a reconstrução dos passeios em concreto. Tudo isso é realizado em diversos pontos, de forma progressiva.

Além disso, a gestão municipal dá continuidade à construção da portaria da sede da Guarda Municipal, do galpão de manutenção e à reforma da CCTECA e seus novos módulos.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a relevância do local. “O Parque da Sementeira é um local muito importante para a cidade, por reunir as possibilidades de atividades esportivas, de lazer, culturais ao ar livre, de forma gratuita. A obra foi dividida em sete setores para que, desta forma, não haja interferência no acesso da população. Isso vai se concretizar na renovação do espaço, de todos os equipamentos e da parte estrutural, melhorando ainda mais a experiência dos aracajuanos e turistas que frequentam o Parque”, comenta.

A implantação do novo complexo esportivo encontra-se em estágio avançado, com algumas quadras finalizadas e outras perto da conclusão. A área conta com pista de skate, quadras poliesportivas, de basquete, de vôlei de praia, frescobol, tênis, campo de futebol, academia geral e academia da cidade.

O Parque da Sementeira possui uma área de aproximadamente 320 mil m² e a revitalização demandou investimento de cerca de R$ 26 milhões, viabilizado pelo contrato de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Requalificação Urbana ‘Construindo para o Futuro’.