Aracaju inicia vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos

Saúde
02/05/2024 15h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, na manhã desta quinta-feira, 2, a oferta da vacinação contra a dengue em oito Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas pela capital sergipana. O momento gerou muitas expectativas nas famílias com pessoas de 10 a 14 anos de idade.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a estimativa de pessoas com faixa etária apta para receber a vacina é de 39 mil pessoas, considerando dados do IBGE, no entanto, neste primeiro momento, o Ministério da Saúde enviou 9.833 doses do imunizante.

“A vacina é administrada em duas doses e, conforme o Ministério da Saúde, as doses destinadas à aplicação da D2 serão enviadas posteriormente, levando em conta o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação”, explica a coordenadora.

Levar a filha para se vacinar foi a primeira atitude do dia da professora de dança Andreia Souza. Nas primeiras horas da manhã, ela saiu de casa e foi até a Unidade de Saúde da Família Augusto Franco para garantir a vacina de Maria Luiza, de 12 anos.

“Estávamos apreensivas por causa dos casos de dengue que estamos vendo no Brasil. Era muita expectativa porque estamos aguardando essa vacina há um tempinho, até para os adultos, também, porque eu tenho algumas amigas que já foram internadas com dengue, inclusive em estado grave. Com isso, ficamos muito preocupadas com nossas crianças e essa é uma época de muitos mosquitos porque chove e faz calor”, desabada Andreia.

Camila Barreto Vieira, acompanhada de seu filho, Davi Barreto, de 12 anos, também optou por garantir a proteção na primeira oportunidade, principalmente porque o jovem sofreu com a doença e apresentou os sinais de alerta.

“O meu filho teve dengue em janeiro deste ano e ele teve sinal de alarme, que foi a dor abdominal. Não precisou ficar internado, mas ficou em observação para poder se hidratar. Eu fiquei muito esperançosa pela chegada da vacina por conta da gravidade que me deixou muito preocupada. Os sinais de alarme que ele teve foram febre alta, dor abdominal constante depois de sete dias dos primeiros sintomas, e manchas no corpo. Com isso, ele passou por hidratação venosa e depois teve alta para continuar a hidratação em casa”, relata Camila.

Márcia de Oliveira, tia de Laura Sofia Nascimento, de 12 anos, saiu de casa para acompanhar a sobrinha em mais um momento importante para a saúde pública. “Estou muito feliz. Foi uma alegria imensa quando vimos na TV ontem que ela já podia tomar a vacina. É uma doença perigosa e assustadora. Tenho um filho de 20 e outra de 17, queria muito que eles já pudessem ser vacinados. Mas é um prazer enorme trazê-la para se vacinar e estou grata por essa oportunidade para quem tem de 10 a 14 anos”, conclui Márcia.

A vacinação está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) Augusto Franco (bairro Farolândia); Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); Edézio Vieira (bairro Siqueira Campos); José Calumby (bairro Jardim Centenário); Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte); Cândida Alves (bairro Santo Antônio); José Machado de Souza (bairro Santos Dumont), das 8h às 17h; e na USF Celso Daniel (bairro Santa Maria), das 8h às 16h. Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

Para receber a vacina, basta ter de 10 a 14 anos, levar um documento oficial com foto, cartão de vacina e comprovante de residência de Aracaju em nome dos pais ou responsáveis.