Com constantes análises, Prefeitura garante qualidade da água fornecida em Aracaju

Saúde
06/05/2024 15h30

Com o objetivo de garantir água tratada e de boa qualidade para a população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), executa o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano (Vigiágua), gerido pelo Ministério da Saúde (MS), inserido no trabalho das equipes da Vigilância Sanitária (Visa) da capital. Por ano, o programa realiza 636 coletas de amostras de água, que são enviadas para análise e verificação de qualidade da água fornecida na cidade.

Nesta segunda-feira, 6, foram coletadas amostras nas maternidades Lourdes Nogueira, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Helena, Sempre Viva e Santa Isabel. “Os pontos escolhidos para coleta são estratégicos, onde se concentram públicos de maior vulnerabilidade, como os institutos de longa permanência para idosos, as unidades de saúde, hospitais, clínicas de hemodiálise e escolas de ensino fundamental. Os fiscais inspecionam estabelecimentos públicos e privados, com cronogramas que envolvem inspeções de rotina e verificação de denúncias”, destaca a diretora da Visa, Maria Meneses.

Ainda segundo a diretora, semanalmente, os fiscais coletam amostras de água de diversos pontos da capital, que são entregues ao Laboratório Central de Saúde Publica de Sergipe (Lacen), para análise físico-química e microbiológica, para verificar a condição da água. “A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso - também entrega, mensalmente, um relatório para nossa rede, onde é avaliado e comparado com o resultado das amostras que coletamos, sendo esse mais um trabalho de monitoramento e controle”, explica.

Segundo a gerente de Ações Estratégicas da Visa, Jacklene Andrade, através do relatório enviado pela Deso, é feito o monitoramento para que seja possível manter os padrões de qualidade estabelecidos.

“Nesse relatório, avaliamos os resultados e verificamos se estão dentro dos padrões previstos na legislação. Com esses dados é possível comparar com a coleta realizada pela nossa equipe da Visa e identificar quantas amostras estão ou não fora do padrão. Quando há uma incompatibilidade entre os padrões de qualidade estabelecidos com as amostras analisadas, os fiscais avaliam cada situação e, havendo necessidade, uma nova coleta é realizada. Além disso, quando há um desvio considerável no padrão, também contatamos a Deso para verificar quais ações corretivas foram ou estão sendo feitas para resolver a situação”, destaca.

Denúncia

A Vigilância Sanitária é composta pelas gerências de Serviço à Saúde; Serviços de Interesse à Saúde e Saúde Ambiental; Alimentos; Alimentos e Serviços Veterinários; Medicamentos e Produtos para a Saúde; além da Gerência de Ações Estratégicas, assegurando a prevenção e o cuidado com a saúde da população. As denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 2.