Prefeitura debate avanços e políticas públicas de Assistência Social na Câmara Municipal

Assistência Social e Cidadania
06/05/2024 17h00

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju(CMA), que teve como tema a “Assistente Social: contribuindo para efetivação de direitos e da participação social”. Estiveram presentes representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do Conselho Regional do Serviço Social (CRESS), de sindicatos e da sociedade civil, para um amplo debate sobre o cenário atual e futuro da assistência social no município.

A audiência pública foi proposta pelos vereadores Elber Batalha e Isac Silveira, e o evento também marcou a celebração dos 70 anos do curso de Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Quero destacar o trabalho de todas essas pessoas resistentes e que continuam na luta, no dia a dia, mostrando que o assistente social tem um papel importante e fundamental na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. É uma área de atuação que visa à proteção e o desenvolvimento de indivíduos, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social. Com o passar dos tempos, de forma gradual, a Assistência Social tem se expandido e se aperfeiçoado através do Sistema Único da Assistência Social (Suas), para atender às diferentes necessidades da população, traduzindo em aumento considerável de pessoas beneficiadas pelo crescimento da participação do Estado em ações de proteção social. Nós, profissionais do serviço social, somos os porta-vozes dessa parcela da população de uma sociedade cada vez mais complexa e desafiadora”, afirmou a secretária da Assistência de Aracaju, Rosária Rabelo.

Para o vereador Elber Batalha, o papel da Assistência Social e dos profissionais que atuam nesta área, é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma cidade e da nação como um todo. Segundo ele,  a audiência pública foi um momento para reflexão sobre os futuros desafios.

“O serviço social em Sergipe completa anos significativos de resistência e pioneirismo. Aracaju foi uma das primeiras capitais que investiu na Assistência Social, como mola propulsora do desenvolvimento social da nossa capital, sendo pioneira em diversas políticas e desbravadora em diversas ações dessa área. Quando as políticas públicas dão errado, é no serviço social que essas problemáticas deságuam, e é necessário que o serviço social seja utilizado e fomentado não somente na situação de remediar, mas também na elaboração de políticas públicas com uma visão humanizada e sistêmica de toda engrenagem administrativa, no sentido de fazer essas políticas públicas chegarem na ponta, e ninguém melhor que essas profissionais da assistência, do serviço social, para serem efetivamente os atestadores dessa eficácia, contribuindo na formulação dessas políticas”, diz o vereador.

Para a assistente social e diretora de Gestão Social da Habitação, Yolanda de Oliveira, que esteve no evento com representantes dos assistentes sociais do município, “este momento de debate sobre uma política tão importante é de grande relevância, demonstra o quanto o trabalho do assistente social pode transformar uma sociedade”.

“Esse mês, em que a gente comemora o Dia do Assistente Social, é de grande relevância para o serviço social, pautar as necessidades e se colocar na luta por essa política. Estamos aqui, juntamente com diversos representantes da sociedade, reforçando uma política pública que às vezes é desmerecida. São nesses momentos que colocamos a assistência social no seu lugar de protagonismo e no local de política pública, como as demais políticas da educação, da saúde, por exemplo. É importante estarmos aqui com colegas de outras categorias para fortalecermos não só a política da Assistência Social, como as demais políticas sociais”, afirma.