Escola Tech: Prefeitura oferece suporte tecnológico ao uso dos notebooks educacionais

Educação
07/05/2024 09h20

Com cerca de 26 mil notebooks sendo entregues aos estudantes da rede municipal de ensino através do programa Escola Tech, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), viabiliza não só o acesso aos equipamentos digitais, mas, também, o suporte e as orientações necessárias para um uso efetivo e satisfatório.

Ao entregar os notebooks aos alunos, os pais e responsáveis também acabam sendo contemplados com a usabilidade dos equipamentos para serviços, estudos e pesquisas virtuais, visto que eles são levados para casa e dispõem de chip com acesso gratuito à internet. Pensando nas diversas realidades socioeconômicas e intelectuais dos estudantes e familiares, a Semed trabalha para que toda a comunidade escolar tenha acesso não só aos materiais explicativos, mas a um contato direto com técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

À frente dos projetos tecnológicos da secretaria da Educação, o diretor do DTI, Caio Davinis, afirma que, por mais que a entrega dos notebooks ainda esteja acontecendo, já há um grande número de feedbacks dos alunos, pais e responsáveis.  “A gente começa a observar quais são os principais pontos em que eles têm dificuldade e dúvidas. A partir disso, estamos conseguindo levar informações para as escolas, que dão esse apoio para que o público-alvo saiba quais providências e tratativas devem ter com os equipamentos. Para isso, nós temos preparado vídeos e materiais impressos para circular as informações entre as escolas com todas essas orientações de forma bem detalhada e categorizado”, informa.

O diretor também explica que o suporte e as orientações permeiam entre algumas categorias definidas entre o procedimento de entender o notebook e como é o funcionamento do equipamento em sua forma física, a exemplo dos locais de conectividade, a funcionalidade das portas e entradas e o processo mais adequado para ligar e desligar.

“Para usuários mais avançados de computadores, essas coisas parecem triviais, mas esse tipo de direcionamento tem sido muito importante para evitar o mau uso do equipamento e também para fazer com que ele funcione da melhor forma possível a longo prazo. A gente também tem outra categoria de passar as orientações de como o aluno deve utilizar o usuário e senha para poder acessar o computador. De fato, é um usuário consideravelmente grande, mas a gente entende que essa barreira de entrada já é um processo que coloca o aluno para se inteirar do equipamento. Um processo simples de digitação de informações já faz com que ele fique apto de forma mais cuidadosa para usar aquele equipamento”, detalha Caio.

Ainda de acordo com o diretor do DTI, uma outra dúvida bastante frequente é a de como agir em caso do notebook apresentar algum defeito. “Nesses casos, a primeira providência que a gente já vem alinhando com as escolas é o de que o aluno deve levar o notebook para a unidade, para que a equipe diretiva entre em contato com o DTI. Assim, faremos uma análise do incidente e, independente de ter sido um mau uso ou algum tipo de componente que não esteja funcionando, será realizado um trabalho de recuperação. Iremos recuperá-lo no prazo mais curto possível, para que ele seja devolvido e o aluno volte a ter acesso aos serviços”, declara.

Para que as escolas, alunos e familiares estejam sempre cientes das orientações, as informações são repassadas em arquivo PDF ou vídeo, facilitando o envio dos materiais nos grupos de WhatsApp que cada unidade escolar tem com os pais e responsáveis. “Além disso, também estamos fazendo escala de visita nas escolas, em que técnicos são enviados para passar o dia na unidade. Nesses dias, a escola avisa aos familiares com antecedência, para que eles se programem e, em caso de dúvidas mais aprofundadas, possam esclarecê-las diretamente com o técnico, que irá auxiliá-los da melhor forma”, explica Caio Davinis.