Com 80% dos casos solucionados, Ouvidoria da Emsurb apresenta alto índice de resolutividade

Serviços Urbanos
07/05/2024 10h30

Visando a melhoria contínua dos serviços prestados à população, e sob a premissa de estreitar, cada vez mais, a comunicação entre a gestão e os aracajuanos, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vinculada à Prefeitura de Aracaju, disponibiliza o setor de Ouvidoria, para o recebimento de demandas da sociedade, as quais apresentam um alto índice de resolutividade.

Entre ligações, mensagens e até mesmo atendimento presencial, o espaço vem ganhando maior credibilidade, conforme demonstram os dados contabilizados pelo serviço.  Em 2023, 1.705 manifestações foram apresentadas e, deste total, 1.364 solucionadas, o que corresponde a 80% dos casos. De acordo com a chefe da Assessoria de Controle Interno, Mariana Espírito Santo, este “é um dado positivo para a empresa e significa um maior reconhecimento aos serviços prestados”.

“Funcionamos como uma espécie de Atendimento ao Cidadão. Por isso, o meio de acesso ainda acontece por telefone e as principais demandas dos munícipes são as atividades do Cata Treco, poda de árvore, seguido pela roçagem em áreas públicas. Então, essa crescente procura é um indicativo que a população está tendo mais reconhecimento da nossa função, uma vez que tem os serviços atendidos em um tempo reduzido”, ressaltou Mariana.

Com relação aos números estatísticos deste ano, também se apresentam positivos. De primeiro de janeiro a 30 de abril, das 581 demandas recebidas, 299 (55%) encontram-se atendidas e 282 (45%) encaminhadas para as respectivas diretorias.

Os pedidos feitos são imediatamente registrados pela Ouvidoria e encaminhados para os departamentos responsáveis que, através de um trabalho coordenado, procuram executar as atividades em um prazo máximo de uma semana, exceto para os casos de utilização de espaços públicos. Além disso, a Ouvidoria também faz o acompanhamento de todas as demandas junto às diretorias até a sua efetivação.

A celeridade no cumprimento das manifestações também contempla a liberação para utilização de espaços públicos, como foi o caso da advogada Claudireia Souza. “Recentemente, solicitei a reserva de um dos quiosques no Parque da Sementeira e fui prontamente atendida. Entrei em contato com a Ouvidoria, fui informada de como proceder e encaminhei meu ofício através do AjuInteligente. Achei o atendimento bem prático”, destacou a advogada.

Canais de atendimento

Os canais de comunicação entre os cidadãos e a Ouvidoria são: pelo e-mail: ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br, pelo telefone 3021-9908, de segunda a sexta de 8h às 12h e das 14h às 17h. As manifestações também são recebidas pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju, ou através da plataforma da Ouvidoria, no site da prefeitura.