Emsurb executa cronograma especial de atendimento às ocorrências de chuvas

Serviços Urbanos
09/05/2024 14h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua trabalhando para atenuar os impactos causados pelas chuvas intensas que atingem a capital sergipana. Desde as primeiras horas desta quinta-feira, 9, em conjunto com outros órgãos da administração municipal, a Emsurb tem direcionado ações a regiões mais sensíveis do município, onde o volume de chuva acima da média tem ocasionado alagamentos. Nesse sentido, a empresa incorporou também à programação outros serviços em caráter preventivo.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta, quatro equipes de limpeza foram deslocadas para o bairro Santa Maria, na zona Sul, para realizar a raspagem de lama em ruas do bairro, resultado de deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas. Os agentes tiveram a ajuda de uma pá carregadeira que serve para raspar o excesso de lama do asfalto. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que as ações são realizadas depois do monitoramento feito pelas equipes de fiscalização da empresa pública, que percorre os bairros para registrar as demandas das comunidades.

“A Emsurb deslocou agentes para dar suporte aos moradores e comerciantes das ruas do  bairro Santa Maria, onde houve deslizamento de terra. Estamos com maquinário no local, fazendo a raspagem da lama. Além desse serviço específico o cronograma de limpeza da cidade foi ajustado para atender as demandas das áreas mais críticas", detalha.

A empresa municipal também está em alerta quanto ao recolhimento de resíduos presentes em vias e demais espaços públicos, materiais provenientes de descarte indevido que elevam a possibilidade de alagamentos com as fortes chuvas. Ainda nesta quinta, as máquinas atuam nos o recolhimento de entulho e volumosos em pontos de descarte irregular nas seguintes localidades: bairros São Conrado, Farolândia, Aeroporto, 18 do Forte; conjuntos Orlando Dantas e Beira Mar; loteamentos Santo Antônio e  Diana; e avenidas Maracaju, Álvaro Maciel, Inácio Barbosa, Walter Bastos, além da rua João Mota dos Santos.

As ações continuam ainda nos canais, canaletas e bocas de lobo situados em pontos de Norte a Sul da capital, como atividades preventivas e de apoio às intercorrências ocasionadas pelas chuvas fortes. O trabalho que prevê a avaliação do fluxo das águas pluviais, pontos de retenção e possíveis obstruções das galerias, tem sido direcionado às regiões mais críticas. Segundo o gerente de limpeza da diretoria de operações da Emsurb, Lauro Maia, houve uma intensificação nos serviços de limpeza de canais, canaletas e boca de lobo em vários pontos da capital nesta quinta.

“Os bairros Jabotiana (no Largo da Aparecida), Grageru, o entorno da Praça da Imprensa, bairro Salgado Filho recebem o serviço de limpeza de boca de lobo nesta quinta-feira. As ações operacionais continuam ainda com a limpeza de canal através do Método de Barragem Móvel nos bairros 17 de Março (Canal na Av. João Amazonas) e Santos Dumont (Canal na Av. Benjamin Constant). Temos também o serviço de limpeza pelo Método Mecanizado, no canal no Jabotiana (nas proximidades do cemitério Colina da Saudade) e do canal do Jardim Bahia, situado no bairro Soledade. O suporte de desobstrução de boca de lobo também ocorreu no Santa Maria. Amanhã a programação já muda e nossas equipes estarão em outros pontos da capital”, explica.

Monitoramento de árvores e de animais soltos

As operações da Emsurb se voltam, também, ao atendimento envolvendo a queda de galhos de árvores nas vias públicas da capital. Nos últimos dias, os agentes efetuaram a ação nos bairros Grageru e Getúlio Vargas. Outra situação que eleva o risco de acidentes em dias chuvosos diz respeito à soltura de animais em vias públicas. Por esta razão, a Emsurb tem reforçado as rondas já realizadas, diariamente, pelas equipes do Centro de Apreensão de Animais, do mesmo modo em que atua mediante as denúncias recebidas da população.