Dia das mães: Sejesp realiza ação de promoção à saúde na Estação Cidadania

Juventude e Esporte
09/05/2024 15h00

Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), promoveu na Estação Cidadania, localizada no bairro Bugio, zona Oeste da capital, um aulão de aeróbica e ação sobre cuidados com a saúde para cerca de 100 alunos, em alusão ao dia das mães.

Os participantes tiveram um momento de acompanhamento e promoção da saúde com 30 alunos da Universidade Paulista (Unip), que realizaram aferição de pressão arterial, de glicemia e orientaram sobre alguns cuidados necessários para a prática de atividade física.

O diretor de Esporte e Lazer da Sejesp, Cristiano Poconé, ressaltou a relevância de o espaço realizar esse tipo de ação, a fim de que os alunos não só celebrem datas importantes, mas possam aliar isso aos cuidados pessoais.

“Praticar atividade física é imprescindível na vida de todos, mas, para executá-la, também é necessário alguns cuidados. Por isso, realizamos ações como essa, de promoção da saúde e de acompanhamento dos nossos alunos, para que eles tenham mais qualidade durante os exercícios e estejam sempre atentos sobre sua saúde”, destaca o diretor.

Uma das responsáveis por colocar todo mundo para se exercitar foi a professora de ginástica aeróbica, Aysla Cavalcante. Ela relata como é necessário trazer essas abordagens sobre saúde para as aulas, não só com profissionais da educação física.

“A gente conversa com nossos alunos, orienta sobre cuidados, porque aqui não é só a prática da atividade física, é o diálogo, a socialização e o conhecimento. Mas, sem dúvida alguma, é importante que não fique só em nossas palavras ou ações, mas também de pessoas, como a equipe de enfermagem que esteve aqui, que têm um conhecimento mais específico e contribui para o trabalho que estamos fazendo”, reforça a professora.

Já a docente do curso de Enfermagem da Unip, Letícia Custódio, foi a responsável por acompanhar e orientar os discentes da instituição durante o contato com os alunos da Estação.

Na ocasião, a professora pontuou que “esse momento faz com que todos os participantes do projeto possam ter consciência em relação à prática de atividade física, atrelada aos sinais vitais e alimentação saudável, conscientizando sobre prevenção e importância de procurarem a unidade básica para realizar acompanhamento médico”, relatou a coordenadora do grupo.

Realizando aulas no espaço poliesportivo desde janeiro, Rosilene Santos, destacou como as atividades têm feito bem para sua saúde, além de falar sobre como foi importante ter o acompanhamento dos estudantes de enfermagem nesta ação de dia das mães.

“Tenho me sentido muito bem desde que comecei a praticar atividade física aqui, sinto mais energia e disposição. Hoje, foi importante porque eu só costumo verificar minha glicemia ou minha pressão só quando vou fazer algum exame, mas é algo que na verdade precisa ser feito sempre, e aqui a gente teve essa oportunidade”, disse em tom de satisfação a cozinheira.

A fala de Rosileni foi ratificada pela sua colega de turma, Daniella Freitas, que ainda destacou como o espaço é um local de acolhimento para mães. “É sempre muito bom estar aqui, ter esse momento de celebração, porque a gente cuida da saúde, mas também porque é um lugar que nós trazemos nossos filhos. Tenho dois filhos que fazem aula aqui. Então, eu e eles estamos praticando atividade física neste espaço”, relatou a dona de casa.