Perimetral Oeste: 2ª etapa avança com recapeamento de vias e construção de nova rótula

Obras e Urbanização
17/05/2024 11h00

Principal obra do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – ‘Construindo para o Futuro’, a avenida Perimetral Oeste é construída em quatro etapas, com três delas em andamento. O trabalho é fruto do financiamento conquistado pela Prefeitura de Aracaju junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e dotará a zona Norte de um novo eixo viário, garantindo mobilidade urbana e desenvolvimento social para a cidade.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela realização da obra, empreende ritmo acelerado no serviço. Por isso, já é possível visualizar as mudanças da paisagem urbana na região. Na etapa II, a gestão municipal realiza terraplenagem referente à construção da nova rótula entre as avenidas Matadouro e Santa Gleide. O recapeamento asfáltico das avenidas Poço do Mero e Geny da Silva Dias no Bugio e Jardim Centenário já foram concluídas, restando a construção de meios-fios nas vias.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enfatiza a celeridade da obra e o potencial que ela oferece para o desenvolvimento da cidade.

“Cada uma das etapas tem a sua complexidade, não é uma obra simples, mas estamos caminhando bem, com as três etapas sendo tocadas em ritmo intenso. Nós sempre reforçamos o poder transformador da Perimetral, porque ela vai ter um impacto muito significativo na zona Norte, levando mais desenvolvimento e mobilidade. Aquela região vai ser muito valorizada, novos comércios vão surgir, as pessoas vão investir em suas casas ou estabelecimentos. Sem dúvida, será um marco que não beneficiará somente Aracaju, mas também cidades vizinhas”, comenta.

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km e será dotada de três faixas de rolamento em seus dois sentidos, passeios para pedestres, ciclovia e acessibilidade, e faz parte do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju – ‘Construindo para o Futuro’, que assegura um investimento de mais de R$ 163 milhões, conquistado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nesta etapa, será feita a ligação entre bairros Bugio e Jardim Centenário, partindo da intersecção localizada logo após o fim da ponte situada sobre o Riacho do Cabral. Este trecho chegará até o limite com o município de Nossa Senhora do Socorro, nas imediações da avenida Lauro Porto.

Etapas I e III

Outras duas etapas estão sendo executadas ao mesmo tempo que a primeira. A primeira etapa compreende as construções da ponte sobre o Riacho do Cabral, que interligará os bairros Bugio e Soledade, e do trecho da rotatória de acesso e intersecções da avenida Juscelino Kubitschek no loteamento Rosa do Sol (Soledade), estendendo até a avenida Euclides Figueiredo.

Já na etapa III está sendo construída a via que fica entre a intersecção do bairro Lamarão até a intersecção da avenida Juscelino Kubitschek (Soledade). A avenida parte da divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, segue paralela à avenida Paulo Figueiredo Barreto, passando pela primeira rotatória (Lamarão), e segue pelos loteamentos Pousada Verde (Lamarão), Guarujá, Santa Catarina e Isabel Martins, chegando até o Jardim Bahia (Soledade).

Residencial do Lamarão

Para garantir moradia digna e qualidade de vida à comunidade afetada pela construção da nova avenida Perimetral Oeste, a Prefeitura realiza a construção do novo conjunto habitacional do bairro Lamarão, onde são erguidas 484 unidades habitacionais, sendo 456 padrão na modalidade sobreposta, 19 adaptadas para pessoas com deficiência e mais 09 com áreas aptas para instalação de pontos comerciais, com 29 m² cada, para os moradores que já possuíam estabelecimentos, além de infraestrutura completa.