Obras no 17 de Março era sonho antigo de moradores

Agência Aracaju de Notícias
19/01/2018 16h40

Morar com dignidade é um sonho para muita gente. Os moradores da segunda etapa do bairro 17 de Março estão cada vez mais perto de ver essa realidade. "Essa obra era um sonho para mim e para todo mundo. Ganhar a minha casa foi a maior alegria da minha vida, mas nós não tínhamos saneamento, não tínhamos iluminação. Por aqui não tinha nem como passar uma bicicleta, era pior que viver em uma invasão. Muitos já prometeram, mas agora estou vendo alguém realmente fazer algo para melhorar a nossa vida", diz, entusiasmada, a pescadora Laurinete Farias.

A manhã desta sexta-feira, 19, foi de comemoração para os moradores do bairro 17 de Março. O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, assinaram a ordem de serviço para retomada de obras de infraestrutura da segunda etapa do bairro e reforma dos apartamentos de 16 blocos. Desde as primeiras horas do dia, homens e máquinas já trabalhavam na obra que tem previsão de entrega para meados de setembro.

A dona de casa Marizete Barbosa não conseguiu esconder a emoção. "É um sonho se realizando. Já são cinco anos dentro d'água, já perdi todas as minhas coisas porque, quando chove, entra água em casa. Pedi muito a Edvaldo Nogueira para olhar pelos moradores daqui e tirar a gente dessa lama. Já pensei em ir embora, vender minha casa, mas agora vai ser digno morar aqui", reconhece.

O pedreiro Jorge Pereira mora no local há um ano com a família e conta que as dificuldades causadas pela falta de infraestrutura são grandes. "Cheguei aqui praticamente dentro da lama. Muito sofrimento, poeira, risco para a saúde das crianças. Hoje estou vendo uma tubulação nova sendo colocada, a rua sendo pavimentada, agora está tudo clareando. Estou feliz, me sentindo um homem rico", comemora.

A complementação da infraestrutura da segunda etapa contará com terraplanagem, drenagem, pavimentação e custará pouco mais de R$ 13,3 milhões. Também será disponibilizado cerca de R$ 1,5 milhão para a reforma dos apartamentos nos 16 blocos, contemplando a construção de duas caixas d'água, redes de incêndio e reparos específicos de cada residência, como assentamento de cerâmica nos pisos da sala, quartos, cozinha e banheiro e o assentamento de portas de madeira com pinturas.

Esses serviços beneficiarão a família da dona de casa Maria Aparecida Nunes, que comemora todos os benefícios que não param de chegar ao bairro. "Essa obra era muito esperada por todos nós há cinco anos. Graças a Deus, só melhorias estão chegando pra gente. Não tínhamos creche, nem escola, nem posto de saúde, agora tudo isso está sendo construído. Minha filha vai poder estudar perto estudar perto de casa e também teremos acesso a ônibus", afirma.

A dona de casa Elenira Barbosa levou uma faixa com palavras de agradecimento para a solenidade que deu início à obra. "Essa faixa é de agradecimento ao prefeito porque aqui vai ficar 50 vezes melhor. A lama e a poeira vão acabar, o ônibus vai poder passar por aqui, porque pra pegar um ônibus hoje temos que caminhar muito", revela.