As Unidades de Saúde da Família (USFs) já iniciaram as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quinta-feira, 8, e a Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial, foi um dos primeiros exemplos. Na manhã desta terça-feira, 6, a USF, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Programa Academia da Cidade, promoveu uma palestra sobre o empoderamento feminino, e uma aula de atividade física com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam atendimento.
A palestra sobre o empoderamento feminino foi ministrada pela advogada Niully Campos, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Sergipe. "Precisamos conversar sobre os direitos da mulher, diferenciar o machismo do feminismo, porque muita gente não sabe a diferença. O machismo é quando homens e também mulheres acham que o homem é superior. Já o feminismo não é o antônimo de machismo, e sim, a luta pela igualdade entre os dois sexos, é a busca da equidade", diferenciou a advogada, que ainda também falou sobre a Lei Maria da Penha.
A coordenadora do Nasf, Clesimary Evangelista Molina, também falou sobre o trabalho que tem desenvolvido nas unidades, e afirmou que suas equipes já vêm integrando algumas ações com a Academia. "A SMS tem nove equipes de Nasf que dão suporte a 22 USFs, e algumas dessas unidades têm no território o polo da Academia da Cidade. Isso faz com que possamos promover algumas ações em conjunto já que ambas têm como prioridade a prevenção e a promoção da saúde dos usuários do SUS", explicou.
Clesimary completou que esta atividade na USF Dona Jovem é uma ação integrada da fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga do Nasf 5 (que pertence à 5ª Região de Saúde de Aracaju) com o professor de educação física Cristerson Magno, do Polo da Academia da Cidade do Bairro Industrial, que fez atividades de alongamento e falou dos benefícios dos exercícios físicos na rotina das pessoas. "Ao longo do ano vamos fazer as ações em conjunto porque percebemos a força que tem estes dois programas trabalhando juntos", informou a coordenadora do Nasf.
Para a dona de casa Josefa Souza Santos, é bom ter estes eventos na unidade. "Enquanto estamos aguardando o atendimento estamos aprendendo coisas novas. Estou me recuperando de uma queda, onde machuquei o joelho, mas assim que estiver melhor vou retornar às atividades físicas no polo da Academia da Cidade aqui do bairro", enfatizou.
USF Augusto Franco
A USF Augusto Franco, do bairro Farolândia, também fez atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na manhã desta terça, 6, foi montado um estande em uma das principais avenidas do Conjunto Augusto Franco. No espaço, profissionais da SMS verificaram a pressão arterial e a taxa de glicemia das mulheres. Segundo a gerente Alessandra Melo de Jesus, a USF promoverá atividades alusivas ao Dia da Mulher durante toda a semana.