Prefeitura inicia cirurgias de animais no Castramóvel

Agência Aracaju de Notícias
06/03/2018 12h28

A Prefeitura de Aracaju deu início, na manhã desta terça-feira, 6, no bairro Santa Maria, à castração gratuita de animais. Através do Castramóvel, a Secretaria Municipal da Saúde realizará 10 cirurgias semanais de cães e gatos. O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou o início do funcionamento do serviço, que ocorreu em frente à unidade básica de Saúde Celso Daniel. Na oportunidade, ele assinou um convênio com a Faculdade Pio Décimo, que fará os atendimentos emergenciais dos animais atendidos pelo Castramóvel.

“Colocamos hoje em prática uma ação que resultará num melhor tratamento para os animais domésticos de Aracaju. Eles terão acesso a um serviço de castração gratuito, feito com muita responsabilidade e cuidado. Esta iniciativa tem foco na saúde dos animais, vai repercutir na redução do abandono de cães e gatos e é também uma ação de Saúde Pública, pois atua contra a proliferação das doenças transmitidas pelos animais para os seres humanos. Com o Castramóvel cumprimos ainda uma lei que sancionei no ano passado”, afirmou o prefeito.

Edvaldo destacou a importância da parceria com a Faculdade Pio Décimo, que disponibilizou o seu hospital universitário para funcionar como unidade de retaguarda do Castramóvel. “Os animais passarão pelas cirurgias, e, nos casos em que haja alguma complicação, eles serão encaminhados para o hospital veterinário da Pio Décimo”, explicou.

Autora da lei que cria o serviço de castração no âmbito municipal, a vereadora Kitty Lima, definiu o início do funcionamento do Castramóvel como “um momento histórico”. “É uma ação muito importante. As castrações vão diminuir o número de animais abandonados e maltratados. É um primeiro grande passo. Para a saúde dos animais e para a nossa saúde. Estou muito feliz”, disse.

O serviço

As atividades relacionadas ao Castramóvel estão sendo desenvolvidas desde o ano passado. Em dezembro, a Secretaria da Saúde iniciou o cadastramento das famílias cujos animais passariam pelas cirurgias e as avaliações com veterinários. “Iniciamos efetivamente as cirurgias no bairro Santa Maria. Serão cinco cirurgias neste primeiro dia e mais cinco na quinta-feira, totalizando dez procedimentos cirúrgicos semanais, podendo este número aumentar ao longo dos meses”, informou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A secretária ressaltou que o serviço é “completamente financiado” pela prefeitura, “o que demonstra o compromisso e a responsabilidade da gestão com a Saúde Pública”. Ela também destacou a importância da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com a Faculdade Pio Décimo, que, além do acolhimento de retaguarda, também ofertará exames de hemograma.

Representante da instituição de ensino, Sebastião Filho agradeceu a confiança da prefeitura ao firmar a parceria com a Pio Décimo e se colocou à disposição “para ajudar no que for necessário no controle de zoonoses na cidade”. “O nosso hospital está de portas abertas para qualquer tipo de intercorrência e exames”, disse.

Procedimentos e critérios

A Secretaria Municipal da Saúde garantiu que todos os animais estivessem vacinados, vermifugados, dentro do peso ideal e livre de doenças que pudessem comprometer alguma etapa do processo. A verificação é importante para garantir que esses animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação.

O bairro Santa Maria é a primeira localidade a receber o serviço. Em seguida, o projeto chegará ao bairro Santos Dumont. As duas regiões foram selecionadas pela maior densidade de cães e gatos, baseados na última campanha antirrábica, ocorrida em outubro de 2017. Em cada bairro, o Castramóvel atuará por dois meses, tempo necessário para a realização das consultas e exames pré-operatórios, regularização das vacinas e tratamento com vermicidas.

O veículo adaptado se deslocará para os bairros da capital, seguindo um cronograma pré-estabelecido, e a Prefeitura, por meio dos órgãos responsáveis, informará com 30 dias de antecedência os locais de atendimento e cadastramento.

Para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência.  O responsável deve ter renda máxima de até um salário mínimo e meio, e poderá castrar até cinco animais, com idade entre cinco meses e oito anos. Somente cães e gatos machos receberão a esterilização.

Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica. Animais de ONGs cadastradas no Centro de Zoonoses poderão ser castrados, conforme programação específica.

Visita à unidade

Além de acompanhar o início das atividades do Castramovel, o prefeito também aproveitou a oportunidade para visitar a Unidade de Saúde da Família Celso Daniel, para ouvir as demandas da população e dialogar com os profissionais de saúde. "A Saúde é uma prioridade da nossa gestão. Temos trabalhado para melhorar a prestação dos serviços, ampliar o atendimento e melhorar a realização dos exames", destacou o prefeito.

"Aproveitamos também para visitar a Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, que será uma das 16 que passarão por reforma e ampliação em 2018. Com recursos oriundos principalmente das emendas parlamentares, recuperadas na nossa gestão, já reestruturamos quatro delas [Adel Nunes; Onésimo Pinto; Carlos Fernando de Melo, e Eunice Barbosa], e até o final do governo do prefeito Edvaldo Nogueira, o nosso objetivo é realizar esse mesmo serviço em todas as 44 unidades básicas da capital", reforçou Waneska Barboza.

Ainda segundo a secretária, as USFs que passarão pelas obras de reestruturação são: USF Celso Daniel (Santa Maria); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Dona Jovem (Industrial); Carlos Hardman (Soledade); Anália Pina (Tamandaré); Cândida Alves (Santo Antônio); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança); João Bezerra (Mosqueiro); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Humberto Mourão (São Conrado); Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Antônio Alves (Atalaia); Dona Sinhazinha (Grageru); Porto Dantas, e Lauro Danta (Bugio).