Guarda Municipal contribui com redução de índices de violência no transporte público

Guarda Municipal
20/03/2018 16h00

Uma das atuações de maior destaque da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), atualmente, é o combate aos crimes no transporte público. Combate realizado através de ações que unem o serviço de Inteligência e o levantamento estatístico produzido pela própria corporação. São esses dados que direcionam o patrulhamento preventivo e ostensivo realizado pelos guardiões, dia a dia, nos seis terminais de integração da capital e nos principais corredores de ônibus.

Dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) divulgados na última quarta-feira, 14, apontam que foram contabilizados 95 assaltos a ônibus na grande Aracaju, desde o dia 1º de janeiro, numa média de 1,6 assalto por dia. Esse dado reflete a queda progressiva que esse tipo de crime vem apresentando desde o ano passado.

Em 2014 a média diária de assaltos a ônibus era de 2,22. No ano de 2015 aumentou para 3,15, culminando com alarmantes 4,46, no ano de 2016. A partir de 2017, com a implementação da política de combate aos crimes no transporte público, pela Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) lançou, através da Guarda Municipal, a operação Terminal Seguro, que em pouco tempo começou a render resultados extremamente positivos. Somente no primeiro ano de operação os números foram reduzidos quase que pela metade: de janeiro a dezembro do ano passado foram notificados uma média de 2,72 assaltos diários.

"Seguindo uma diretriz direta do chefe do executivo municipal, a Semdec e a GMA têm se empenhado em assegurar à população deslocamentos seguros nos ônibus do transporte coletivo. Iniciamos a operação no dia 13 de fevereiro de 2017 baseados em dados e num planejamento estratégico e sem empirismos. Os dados atuais só corroboram com nossos estudos e forma de atuação", avalia o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

De acordo com nota recentemente divulgada pelo Setransp, "as abordagens e circulação no transporte pela Guarda Municipal e policiais foi imprescindível para esse resultado. Além das ações, a Guarda Municipal tem sido parceira na atuação nos terminais coagindo, inclusive, outras formas de violência como vandalismos, fraudes no uso do transporte público e tumultos no acesso aos ônibus".

Para a obtenção desse resultado, a Prefeitura de Aracaju tem investido alto na capacitação profissional dos guardiões e em equipamentos, a exemplo das 18 novas viaturas que circulam na capital desde o último dia 13 de março. Boa parte dessa frota, inclusive, tem sido utilizada na operação que diariamente emprega cerca de 30 guardiões dos mais variados grupamentos.

Outra estratégia empregada pela GMA este ano é a realização de blitz e abordagens a ônibus nas principais avenidas da capital, a exemplo da Alexandre Alcino, no Santa Maria, e Tancredo Neves, que corta a cidade desde a zona Oeste até a zona Sul. Pelo menos uma vez por semana, guardiões da Ronda da Capital (Rondac) são responsáveis pela operação que tem levado tranquilidade para motoristas, cobradores e usuários do transporte público.

Dados estatísticos

Durante todo o ano de 2017 e primeiros 75 dias de 2018 a Guarda Municipal de Aracaju atendeu 1.840 ocorrências no transporte público, levando-se em consideração terminais e ônibus. Nessas ocorrências o número de pessoas abordadas foi de 5061, com o registro de 87 flagrantes e a detenção de 111 suspeitos.

Desse total de ocorrências, 66% foram referentes a averiguação de suspeitos, 6% roubo, 4% porte de arma branca, 4% porte ou tráfico de drogas, 3% tumulto, 2% relativos ao não pagamento da tarifa e 16% situações diversas.

No mesmo período foram registradas a apreensão de oito armas de fogo, sete simulacros (imitações de arma de fogo) e 193 armas brancas, além de 318 unidades de entorpecentes e a recuperação de 33 aparelhos celulares roubados de passageiros.

Denúncias

A participação da população tem sido um fator determinante para a diminuição dos crimes no transporte público, e para uma melhor atuação da GMA. Somente no ano de 2017, foram recebidas 1.334 denúncias, boa parte delas referente a ocorrências no transporte coletivo.

Denúncias de crimes nos espaços públicos podem ser feitas à GMA através do telefone 153 ou ainda pelo aplicativo WhatsApp pelo número 98166-7790. Podem ser encaminhadas mensagens de texto, fotos, vídeos ou ainda mensagens de voz. O sigilo dos denunciantes é mantido e todas as denúncias são averiguadas.