Semed promove palestra sobre alimentação saudável na Emei Irene Romão

Educação
18/04/2018 15h38

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) vem trabalhando de forma constante o incentivo e promoção de hábitos alimentares saudáveis nos estudantes das 74 unidades da rede. Na manhã desta quarta-feira, 18, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae/Semed) realizou ação do Projeto Fruta é Bom Demais para alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Irene Romão de Brito, localizada no bairro Santa Maria. 

O Fruta é Bom Demais foi iniciado nas escolas de Educação Infantil em 2017 e, no diálogo com os alunos, a equipe da Coae proporcionou brincadeiras e atividades interativas com as crianças para facilitar e tornar prazeroso o aprendizado. Segundo a coordenadora da Coae, a nutricionista Verônica Maria da Silva, o propósito é estimular o consumo de frutas pelos alunos e, com isso, a diminuição do consumo de alimentos industrializados, como pipocas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e sucos prontos. 

“Trabalhamos isso com os alunos de forma bem leve e lúdica, através do teatrinho de fantoches com uma história que fala de uma criança que não gostava de comer alimentos saudáveis e estava adoecendo com muita facilidade por causa disso. Realizamos, também, da dinâmica da Caixa Mágica, colocamos uma fruta dentro de uma caixa e convidamos algum alguns alunos para colocar a mãozinha dentro para tentar identificar, através do tato, que alimento é”, explica a coordenadora da Coae, Verônica.

A iniciativa da Coae/Semed em levar sua equipe para promover atividades é bastante comemorada pela coordenadora da Emei Irene Romão, Aline Cristiane Teles. Ela conta que o  projeto pedagógico da escola sobre educação para alimentação saudável, o 'Colorido é mais saudável', acaba sendo reforçado.

“Receber projetos assim é tão produtivo para nossas crianças, reforça bem o que já faz parte do nosso calendário letivo. Essas atividades viabilizam uma educação que vai além do que absorvem nos conteúdos passados em sala de aula. A criança vai assimilar, levar para casa e prestar mais atenção com o que se alimenta. Vai saber os benefícios e prejuízos de cada fruta ou cada biscoito que o pai ou a mãe dá. Nessa fase de infância esse aprendizado é decisivo para que adquira bons hábitos”, conta a coordenadora.

Na sexta-feira, a partir das 8h, o Projeto Frutas é Bom Demais da Semed vai levar a mensagem de conscientização para os estudantes da Emef Dom Vicente Távora, localizada no Centro de Aracaju, e promete levar, de forma lúdica, muitas informações sobre alimentação saudável.