Reestruturação do Caps Jael Patrício já colhe resultados positivos

Saúde
19/04/2018 18h15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalha todos os dias para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste momento, simultaneamente com ações em outras áreas, está ocorrendo a reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). 

No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, no Loteamento Pau Ferro (bairro Cidade Nova), houve uma manutenção predial, e a partir da próxima semana acontecerá a recomposição das equipes com a lotação dos profissionais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

“A orientação da nossa gestão é de que todas as áreas técnicas responsáveis pelas unidades da SMS trabalhem em consonância com o setor de Infraestrutura, para que quando uma readequação for necessária, o Núcleo de Serviços (Nuser) seja prontamente acionado para avaliar e fazer os reparos. Isso está acontecendo em alguns estabelecimentos de saúde do município, sempre obedecendo a um cronograma planejado estrategicamente, para proporcionar uma saúde mais resolutiva e um ambiente mais confortável aos trabalhadores e usuários do SUS de Aracaju", explicou a secretária da SMS, Waneska Barboza.

De acordo com o coordenador da Reaps, Dalmare de Sá, o Caps Jael Patrício estava precisando de uma boa manutenção e estava com uma defasagem de profissionais há muitos anos. 

 “No dia 20 de março, a equipe do Nuser iniciou as melhorias estruturais e agora já estamos colhendo os resultados. Por exemplo, com a revisão do telhado acabaram as goteiras, com as chuvas dos últimos dias não houve problemas. Com a colocação de refletores do lado de fora, o conserto de janelas que estavam quebradas e o fechamento do acesso pelo fundo da unidade fizeram com que melhorasse a segurança do prédio”, comemorou.

Dalmare comunicou que os profissionais convocados pelo PSS para trabalhar na Reaps vão fazer o acolhimento pedagógico no Centro de Educação Permanente (Ceps) de segunda-feira, 23, até a quarta, 25. 

“A partir de quinta-feira, 26, os Caps receberão os profissionais para recomposição das equipes. O Caps Jael receberá assistente social, educador físico, oficineiro e técnico de enfermagem, isso vai melhorar muito a assistência na unidade”, ressaltou Dalmare.

Revitalizações

A gerente de Obras do Nuser, Juliana Souza, informou que no Caps Jael foram feitas revisões elétrica, hidrosanitária, do telhado, de estrutura metálica, de esquadria e instalação de ar-condicionado. “Também fizemos a limpeza da calha de drenagem, aliás, resolvemos todos os problemas de drenagem de águas pluviais, ou seja, das chuvas”, pontuou.

Juliana acrescentou que o Caps Liberdade do bairro Siqueira Campos também passou por melhorias, como mudança no padrão de todas as tomadas, solda de portões, instalação de ar-condicionado, reparo nos sifões do pátio, da copa e da sala de enfermagem. 

“Também reparamos os banheiros dos usuários e dos funcionários, inclusive com a troca de porta e do chuveiro e fizemos o remanejamento de ventilador para o almoxarifado. Enfim, foram pequenas mudanças que já melhoraram muito o local”, frisou.

A gerente de Obras avisou também que o antigo prédio do Caps AD (álcool e drogas) Primavera vai ser reformado através de verbas de emendas parlamentares. “O prédio já devia ter sido reformado há muitos anos. Mas, foi preciso fazer uma readequação no projeto para atender à Portaria nº 130, que estabelece os padrões corretos dos espaços. Depois da finalização da readequação, o projeto será avaliado pela Caixa e só então poderá ir para a licitação para iniciar a obra”, esclareceu Juliana.