Cras Madre Tereza recebe ação sobre os benefícios do tratamento fitoterápico

Assistência Social e Cidadania
24/04/2018 19h23

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, em parceria com a Unidade de Saúde da Família Manuel de Souza Pereira, realizou na tarde desta terça-feira, 24, na Paróquia Sagrada Família, no Conjunto Sol Nascente, uma ação sobre os benefícios da fitoterapia à saúde da pessoa idosa. Com palestras e oficina, o serviço atendeu cerca de 40 senhoras da comunidade, que aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre a utilização de plantas medicinas durante os tratamentos de doenças. Essa ação intersetorial, em específico, teve o objetivo de enriquecer as outras atividades ofertadas à população pelos Cras.


Compondo a programação de atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde, a iniciativa foi uma forma encontrada para mostrar um pouco mais sobre os benefícios do tratamento fitoterápico. “Durante esse mês realizamos várias atividades voltadas à saúde da pessoa idosa. Sabemos que eles usam com frequência as ervas para fins medicinais, então enxergamos a necessidade de falar sobre esse tipo de tratamento, que é tão presente, mas ainda pouco evidenciado”, explica a coordenadora do Cras Madre Tereza, Karine de Oliveira.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o Brasil possuía cerca de 60 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Ainda segundo projeções do órgão, em 2027 esse número deve ser ainda maior, chegando à casa dos 37 milhões de pessoas idosas.

Com base nesses números e também na forte presença do uso caseiro das plantas medicinas para tratamento de doenças, o Cras Madre Tereza convidou o estudante de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gabriel Brandão, para uma roda de conversa com as participantes sobre o tratamento fitoterápico e os seus benefícios para saúde do idoso. “Essa é uma forma de fazermos um resgate sobre a relevância de algumas plantas que podem ser usadas como medicamentos, de fazer uma alerta sobre a maneira correta do uso delas e também mostrar que esse tratamento pode ser muito útil na cura de enfermidades, principalmente quando falamos de pessoas da melhor idade, por se tratar de algo natural. Entretanto, não podemos esquecer a relevância do acompanhamento médico, que deve ser regular”, destaca.


A ideia da atividade partiu do psicólogo Pedro Alves, que se inspirou em uma reportagem veiculada em rede nacional em que Aracaju foi referência no tratamento de doenças com plantas medicinais. “Depois que vi uma reportagem destacando o tratamento fitoterápico em uma Unidade de Saúde de Aracaju e pensando em promover a qualidade de vida dos nossos idosos, decidimos fazer uma articulação entre a Assistência e a Saúde com a proposta de ensinar novos preparos por meio de uma oficina e também trazer a temática para discussão”.


Há 15 anos, a enfermeira Irene Alves de Deus implantou na USF Manuel de Souza Pereira, onde trabalha, o serviço de Farmácia Viva, que tem o trabalho baseado na utilização de produtos naturais como medicamentos para o tratamento de doenças diversas. “Essa é uma prática integrativa e o paciente tem todo direito de solicitá-la. Na USF onde atuo usamos a planta in natura para o tratamento de várias doenças, a exemplo de um mix de folhas verdes e secas para o auxílio na digestão”, explica.


Dona Marivalda dos Santos ficou curiosa quando soube da ação e resolveu participar para saber mais sobre o uso do chá da folha de boldo no tratamento de problemas digestivos. “Gostei muito da iniciativa. Tirei muitas dúvidas sobre a maneira como devo usar a folha de boldo. A melhor coisa foi saber que estou usando-a da forma correta para tratar problemas digestivos”, opinou a dona do lar.