Saúde e Assistência se unem para combater a LGBTfobia em Aracaju

Saúde
22/05/2018 18h25

As secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social têm firmado parcerias para promover ações de combate à LGBTfobia em Aracaju. Na manhã desta terça-feira, 22, foi realizada uma reunião com os servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, para conversar sobre a atenção em saúde do público LGBT, a fim de garantir equidade.

De acordo com a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, Cicy Bezerra, a união das secretarias é essencial para traçar novas estratégias de promoção integral da saúde do público-alvo. "Nosso intuito é eliminar a discriminação e preconceito institucional, contribuir para a redução das desigualdades e promover, de fato, a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)", ressaltou.

A roda de conversa foi orientada pelo coordenador de Promoção da Equidade, Paulo Victor de Melo e pelo técnico da Assessoria de Direitos Humanos da Assistência Social, Marcelo Lima de Menezes. Para Marcelo, esta ação busca também sensibilizar os profissionais para entender o princípio básico da equidade. "Precisamos mostrar que é preciso tratar de forma diferente os desiguais, assistindo quem mais necessita de assistência, para garantir a igualdade, sem desrespeitar as especificidades das pessoas. É preciso que os profissionais de saúde entendam a igualdade de gênero", explicou.

Para a assistente social da USF, Larissa Leite Brito, que participou da roda de conversa, o encontro levantou pontos muito relevantes a serem debatidos pelos profissionais do SUS. "A importância é que nós tenhamos esclarecimentos sobre os atendimentos, sobre quem é esse público, como está sendo nosso cuidado, como fazemos a abordagem. Hoje ainda existe muito preconceito, tanto com o homem, quanto com a mulher trans, e isso é fruto de um grande desconhecimento. Falamos sobre a questão do nome social, da mudança de sexo, e enquanto unidade de saúde, temos que estar preparados, não apenas para atender de maneira respeitosa, mas também para conscientizar outras pessoas em prol dessa luta", enfatizou.

As próximas unidades que receberão a ação intersetorial da Saúde e da Assistência de Aracaju serão a José Machado, na quarta, 23; e a João Oliveira Sobral, na quinta, 24, ambas localizadas no bairro Santos Dumont.