Defesa Civil de Aracaju auxilia moradores do Porto Dantas para construção de pluviômetros

Defesa Civil
22/05/2018 21h59

Na tarde desta terça-feira, 22, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, realizou mais uma ação educativa no bairro Porto Dantas. A atividade promovida no Centro de Referência de Assistência Social Maria José Menezes Santos objetivou construir pluviômetros, junto aos membros do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). O equipamento produzido artesanalmente auxiliará a comunidade e o órgão municipal a monitorar o volume de chuva, na localidade.

Segundo o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo de Santana, os três pluviômetros confeccionados, na ocasião, proporcionarão dados quantitativos importantes para o monitoramento da chuva na localidade. "Com esse mecanismo será possível observar o volume de chuvas que caiu na área, de forma, especialmente, quantitativa. Nos locais pontuados para instalação desses pluviômetros já foram constatados alagamentos. Por isso, é importante intensificas o monitoramento", explicou o coordenador.

Para a construção do pluviômetro foram utilizados materiais acessíveis e que proporcionaram o reaproveitamento de garrafas pet. Dona Gildete de Jesus, integrante do Nudec Porto Dantas ficou interessada em colocar um medidor das águas das chuvas na sua casa. "Estamos nos aproximando do período com maior volume de chuvas. Por isso, precisamos nos unir para adotar providências no Porto Dantas e Coqueiral. Além disso, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos problemas causados pelo descarte inadequado do lixo, que provoca alagamentos por entupir bocas de lobo", acrescentou a moradora.

Nudec

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) foi formado a partir da capacitação promovida pela Defesa Civil de Aracaju para os moradores de localidades classificadas como áreas de risco, na capital. O Porto Dantas e Coqueiral estão ente essas áreas, que são monitoradas pelo órgão.

A iniciativa possibilita o fortalecimento das ações preventivas para evitas ou reduzir transtornos que possam ser causados, especialmente, pelas chuvas. O grupo organizado e orientado passa a atuar como parceiro e multiplicador das informações e alertas da Defesa Civil.