Sema participa de projeto que visa a preservar os manguezais

Meio Ambiente
19/06/2018 13h00

Mangue é vida, sendo necessária a atenção de todos para a sua conservação. Com esta proposta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) participou, na manhã desta terça-feira, 19, no calçadão da 13 de Julho, da V edição do projeto ‘Jogando Limpo com o Mangue’. Idealizado pelo Riomar Shopping, o projeto visa a fomentar a preservação e conservação dos manguezais por meio de ações educativas.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, e o superintendente geral do Riomar Shopping, Renato Martins, realizaram a abertura do evento fazendo explicações sobre o manguezal de Aracaju e a importância da sua conservação. Na oportunidade, o gestor ambiental explicou o trabalho da Sema, sobretudo, referente às Áreas de Preservação Permanentes (APP’s), a exemplo dos manguezais.

“Em Aracaju há ecossistemas que precisam da nossa proteção. A Sema vem intensificando as suas ações voltadas a questões ambientais, como fiscalização de descarte irregular de resíduos, contando com o apoio de outros órgãos municipais, a exemplo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realiza constantemente a limpeza em diversos pontos da capital. Mas, infelizmente, ainda há uma parcela da população que não contribui com o nosso trabalho, descartando lixo de forma incorreta”, explanou o secretário. 
 
O secretário concluiu afirmando a importância da participação de jovens em eventos deste cunho. “É muito importante participar de um evento com jovens que se interessam pelas questões ambientais. Estou muito entusiasmado em ver que todos se engajaram nessa ação de limpeza do mangue, saindo daqui ainda mais convictos de que, com a colaboração de todos, conseguimos ter um ambiente melhor”, declarou.
 
Para o superintendente geral do Riomar Shopping, Renato Martins, o objetivo principal do ‘Jogando Limpo com o Mangue’ é conscientizar a população quanto ao nível de degradação desse ecossistema. “É necessário chamar a atenção para esse tipo de questão, discutindo em diversas vertentes, como científica, acadêmica e social. Escolhemos o mangue da 13 de Julho pela sua margem costeira e relevância ambiental”, destacou. 

Juventude participativa
 
Além do público adulto que esteve presente no evento, o projeto também contou com a participação de alunos de instituições de ensino de nível fundamental, médio e superior de Aracaju. Eles participaram, com o apoio de agentes de limpeza da Emsurb, de um ato simbólico, realizando a coleta de resíduos no entorno do manguezal. 
 
Ycaro Thalison, de 17 anos, acredita que esse tipo de ato é favorável para a natureza. “Limpando o mangue, fazendo nossa parte, vamos contribuir com um mundo melhor. Ajudando o meio ambiente, teremos um ar mais puro e com menos calor, por exemplo. Por isso, é importante fazer nossa parte como cidadão, não jogando lixo no local errado”, disse.
 
Quem também contribuiu com o ato simbólico foi a jovem de 16 anos, Áurea Cardoso. “Estou ajudando o meio ambiente, fazendo uma limpeza. Temos que ter essa consciência e preservar o nosso ambiente. Com esse lixo que encontramos aqui no mangue, há poluição nos rios, que prejudica os animais e as plantas que ficam aqui também. É uma causa relevante. É a primeira vez que participo e achei muito legal essa união de todos”, finalizou.